Infraestruturas de Portugal inicia reforço estrutural na Passagem Agrícola da EN105 em Guimarães, junto ao Nó de Creixomil
Durante o período de obras, a circulação será pontualmente condicionada, sendo implementada sinalização temporária para alertar os condutores e assegurar a segurança dos trabalhadores.
As Infraestruturas de Portugal informaram hoje ter dado início, no passado dia 28 de outubro, às obras de reforço estrutural e reabilitação em duas passagens estratégicas da rede rodoviária nacional: a Passagem Agrícola na EN105 (km 45+350) em Guimarães, junto ao nó de Creixomil, e a Passagem Hidráulica na EN14 (km 30+262) em Vila Nova de Famalicão. As intervenções, adjudicadas à empresa RCF – Rogério Cristiano Fernandes Engenharia, contam com um orçamento de 336.568,54 euros e têm previsão de término em março de 2025, após um período de 135 dias.
A obra procura corrigir problemas de corrosão e desgaste na estrutura tubular de aço corrugado, que possui um vão de 3,90 metros e extensão de 36 metros. Inspeções realizadas em 2020 indicaram corrosão avançada na base e desfasamento das chapas, resultando em perda de secção. Para solucionar as patologias, está previsto um reforço com encamisamento em betão armado, utilizando técnicas que incluem o uso de betão moldado e autocompactável nas áreas mais afetadas.
Durante o período de obras, o trânsito na EN105 será condicionado pontualmente, com a implementação de sinalização temporária para alertar os condutores. A IP destaca que as medidas visam minimizar os impactos no tráfego e garantir a segurança dos trabalhadores e dos utentes da via.