IV Sarau Solidário da Associação PPA teve como objetivo a angariação de fundos para apoio a doentes oncológicos



Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente no evento que se realizou no passado sábado, dia 5 de abril, no auditório do Teatro Jordão.
A Associação “Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude” (PPA), uma associação de fins humanitários, realizou no passado sábado, dia 5 de abril, o IV Sarau Solidário, que teve lugar no auditório do Teatro Jordão, e que teve como objetivo a angariação de fundos destinados a apoiar as atividades da associação, contribuindo para a continuidade dos seus projetos de assistência a doentes oncológicos.
Fernanda Coelho, presidente da PPA, manifestou orgulho e gratidão no trabalho da associação, que não deixou de atender também a um conjunto de doentes de vários concelhos vizinhos, mesmo durante os tempos mais difíceis da pandemia. Para Fernanda Coelho, a PPA é muito importante na vida das pessoas que dela dependem, e para dar continuidade ao seu trabalho é necessária a ajuda de todos quantos queiram, voluntariamente, contribuir para maior bem-estar dos doentes oncológicos.
David Faria, presidente da Assembleia Geral da PPA, no seu discurso agradeceu a Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, assim como à vereadora Paula Oliveira, todo o apoio e presença sempre que foi necessário, e referiu-se à Câmara Municipal de Guimarães como o “principal parceiro no apoio à atividade da associação”. O serviço de Oncologia do Hospital Senhora da Oliveira foi também referido como um parceiro importante no desenvolvimento da atividade da PPA, uma vez que presta toda a informação sobre os doentes mais necessitados de ajuda, o que motivou também um agradecimento público ao diretor de serviço, Domingos Carneiro de Freitas.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, agradeceu e realçou os méritos da atividade desenvolvida pela PPA, sem esquecer o papel importante do Hospital Senhora da Oliveira, e também de todos quantos apoiam, com as mais variadas formas de ajuda, uma tão nobre causa de apoio a quem sofre de doença oncológica. A propósito da prestação de serviços de ajuda social, o edil vimaranense lembrou que nem todas as pessoas tiveram as condições e a sorte na vida que lhes permitisse desenvolver um percurso de vida sem prescindir de determinado tipo de apoios. “É importante reconhecermos o mérito, e que este dá muito trabalho, mas, também, quem tem mérito deve ter a consciência de que este depende de um conjunto de fatores, sendo a sorte um deles, e deve ter a sensibilidade para compreender, com humildade, a necessidade de sermos solidários com quem não teve essa oportunidade”, frisou.
Como sustentação deste pensamento, que tem sido objeto das reflexões do filósofo Michael J. Sandel, na obra “A Tirania do Mérito”, Domingos Bragança usou de exemplos, levados ao limite, para melhor compreensão da sua mensagem: como o do excecional mérito de Cristiano Ronaldo, que, se tivesse nascido com alguma fragilidade física, nunca viria a ser o melhor do mundo no futebol. "Umas pessoas nascem bonitas e outra feias. Onde está o mérito pessoal dessa boa condição genética de partida, das primeiras? Obrigado a todos os que dão um pouco de si, que partilham um pouco do seu mérito, do seu sucesso, na ajuda solidária aos outros, e em especial, hoje, aos doentes oncológicos e às suas famílias", concluiu.
O evento foi enriquecido com a participação dos artistas Nuno Ribeiro, Emanuel Moura, Mariana Guerra e João Seabra.
Notícias relacionadas
-
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamentoNotícias Social
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os ...
17 Mai