Mais quilómetros, mais acesso e caminho para a gratuitidade: Ricardo Araújo reforça aposta na mobilidade para melhorar a qualidade de vida dos vimaranenses
Cumprindo um dos compromissos assumidos com os vimaranenses, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, anunciou, esta manhã, no final da reunião do executivo municipal, a decisão de reabrir o processo negocial com a empresa Guimabus, com o objetivo de reforçar a mobilidade no concelho, aumentar a oferta de transporte público e melhorar a qualidade de vida da população.
“Nós vamos reabrir um processo de negociação para melhorar o serviço rodoviário que é prestado aos vimaranenses, tendo em conta as nossas orientações políticas”, afirmou o Presidente, sublinhando que a prioridade passa por “simplificar o acesso, aumentar o número de quilómetros, reforçar a cobertura municipal e aumentar a frequência, incluindo horários noturnos e de fim de semana”.
Ricardo Araújo recordou que o executivo anterior chegou a um entendimento com a empresa concessionária, mas considerou que esse acordo não reflete a visão do atual executivo para o serviço público de transportes. “Esse acordo não cumpre a nossa orientação política e é até penalizador para os vimaranenses”, afirmou, explicando que o mesmo previa a exclusividade da Guimabus a partir de 2028, colocando em risco o complemento com a concessão intermunicipal da CIM do Ave, responsável por cerca de dois milhões de quilómetros no concelho.
“Nós não podemos permitir que essa concessão fique comprometida”, frisou o edil, acrescentando que, por o acordo ainda não estar plenamente afirmado, foi possível voltar atrás e iniciar um novo processo negocial. Para o Presidente da Câmara da Câmara Municipal de Guimarães, a solução passa por um modelo equilibrado e complementar, sempre no melhor interesse dos Vimaranenses. “Nem a Guimabus pode ter exclusividade no território, nem a CIM do Ave e o seu operador podem ter exclusividade em algumas linhas. O que temos de fazer é conjugar os dois serviços para oferecer o melhor serviço aos nossos cidadãos”.
Ricardo Araújo sublinhou que este processo será conduzido assegurando também o equilíbrio económico-financeiro do operador. “Quero que a empresa seja robusta e financeiramente equilibrada, mas isso tem de ser compatível com o objetivo político de melhorar o serviço público de transporte em Guimarães. E disso eu não abdico”, garantiu o presidente da Câmara, acrescentando que o operador já foi recebido no Município e demonstrou total disponibilidade para este novo ciclo de diálogo.
A reunião do executivo municipal ficou ainda marcada pela discussão e aprovação, por unanimidade, dos 59 pontos da ordem de trabalhos, abrangendo áreas como mobilidade, obras públicas, habitação, apoio às freguesias, entidades participadas e recursos humanos.
No final, Ricardo Araújo deixou uma mensagem de Natal a todos os vimaranenses, desejando saúde, alegria e felicidade, e apelando aos valores da solidariedade, da fraternidade e da atenção aos que mais precisam. “O Natal é um tempo especial para as famílias e para as crianças, mas também para despertarmos a nossa consciência cívica e apoiarmos aqueles que vivem situações de maior vulnerabilidade. Desejo a todos os vimaranenses um Feliz Natal”, concluiu.

