Museu Alberto Sampaio inaugura a edição de 2025 do “Museu à Noite” com exposição de Paulo Neves

A emblemática iniciativa “Museu à Noite” regressa ao Museu Alberto Sampaio. A inauguração desta edição está agendada para o dia 26 de junho, às 18h00, e apresenta a obra “Pedra Pedra Madeira Madeira”, do escultor Paulo Neves.
Antes disso, às 17h00, será inaugurada a exposição temporária “Cintilações do Céu – Tesouros de arte sacra no seu contexto”, na renovada Sala do Capítulo do museu. A mostra reune um conjunto notável de obras de arte sacra de elevado valor histórico e artístico, apresentadas no contexto original para o qual foram concebidas. Entre as peças em destaque estão os notáveis “Paramentos de Santo Estêvão”, vestes litúrgicas dos séculos XV/XVI provenientes da Colegiada da Oliveira, e o retábulo de São Pedro.
A exposição “Pedra Pedra Madeira Madeira”, de Paulo Neves, inaugura às 18h00 no Claustro do Museu Alberto Sampaio. Com uma carreira internacional consolidada, Paulo Neves é conhecido pela expressividade formal das suas obras, que conjugam influências expressionistas e barrocas com uma linguagem plástica singular.
O Museu Alberto Sampaio regressa assim ao horário de verão, com horário alargado de terça a domingo, entre as 10h00 e as 24h00, durante os meses de julho e agosto. A iniciativa Museu à Noite conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Associação de Amigos do Museu Alberto Sampaio.