Enquadramento Geográfico

O Concelho de Guimarães está localizado a Norte (NUT II) no Vale do Ave (NUT III), com uma área total de 24.232ha, distribuída por 69 freguesias. Caracteriza-se por uma paisagem bastante compartimentada alternando entre zonas de vale e zonas de montanha, e uma rede hidrográfica abundante e bastante encaixada na paisagem.
As principais linhas de água que atravessam o concelho são o Rio Ave, Rio Vizela e Rio Selho. O presente projecto visa a revitalização e valorização de uma ribeira contribuinte do Rio Selho, a Ribeira da Costa/Couros.
A ribeira em estudo é uma das linhas de água que atravessam a cidade de Guimarães sendo que a área da sua bacia hidrográfica abrange nove freguesias. Do conjunto das freguesias que fazem parte da área de intervenção, três compõem o Centro Histórico da Cidade, e as restantes pertencem ao perímetro urbano da cidade.

A ribeira da Costa/Couros, nasce na Serra da Penha onde inicia o seu percurso até ao Parque da Cidade constituindo aqui um sistema natural a valorizar quer pelo seu aspecto ecológico quer pela sua vertente lúdica. Quando sai do Parque da Cidade corre canalizada por solos já urbanizados, dentro da cidade de Guimarães. Volta a reaparecer à superfície pontualmente dentro da cidade – zona de Couros.
Esta é uma zona mais antiga da cidade em que a linha de água tinha por objectivo servir as populações em diferentes usos – domésticos e industriais. Nestas áreas é possível identificar o aproveitamento que se fazia das águas da ribeira para moinhos, fábricas de curtumes, agricultura, tanques públicos e ainda para descarga de efluentes, domésticos e industriais.
Quando chega à zona das Lameiras reaparece de novo à superfície para, passando pela Avenida Mariano Felgueiras, se encaminhar para a Veiga de Creixomil desaguando no rio Selho.
Podemos ainda referir que a Ribeira da Costa/ Couros tem um comprimento de aproximadamente 6,2 km e que a área da sua bacia hidrográfica é de 11,23 km2.
