Imagem institucional
O Município de Guimarães apresentou, no dia 12 de junho de 2014, a sua nova imagem institucional inspirada na identidade da Capital Europeia da Cultura, adotando a sua simbologia e capitalizando o legado emocional desenvolvido ao longo do evento, numa criação tipográfica que concentra num coração o amor que os vimaranenses têm pela sua história, com referências gráficas às ameias do Castelo e ao Elmo de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal.
Assumindo versões dinâmicas, o novo símbolo oficial tem como desígnio promover a personalização e a apropriação dos vimaranenses, tal como se verificou na identidade da CEC 2012, sendo que as variações gráficas estão divididas em três áreas: aplicação institucional, comunicação e apropriação popular. A família tipográfica escolhida pretende distanciar-se da tipografia da CEC, reforçando não só o cariz institucional da identidade como a intemporalidade desejada.
«Esta nova identidade vai ter uma boa aceitação. Além de ter muita força e muita cor, está no coração dos vimaranenses e, apesar de ser uma nova imagem, não anulará em definitivo o brasão e o logótipo que representa uma muralha. Não iremos desistir das outras marcas; será um processo gradativo, cujo maior destaque terá, a partir de agora, esta nova imagem», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município.
A utilização do símbolo, que entrou em vigor aquando da comunicação de iniciativas relacionadas com as comemorações solenes do “24 de junho – Dia Um de Portugal”, assinalou o início de um outro ciclo, «sem romper com o passado, para que a apropriação ocorra naturalmente e sem atrito», referiu João Campos, autor do logótipo da Capital Europeia da Cultura e responsável pelo “restyling” da imagem corporativa da marca.