Câmara Municipal de Guimarães homenageia o atleta vimaranense Carlos Carneiro
O atleta internacional de andebol colocou um ponto final na sua carreira. Domingos Bragança salientou os seus feitos desportivos e o amor a Guimarães.
Ao final da manhã desta sexta-feira, 11 de setembro, Domingos Bragança recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o atleta vimaranense Carlos Carneiro, uma referência do andebol nacional que iniciou a formação no Vitória SC e Francisco de Holanda, passando ainda pelo ABC, Boavista, AC Fafe, Madeira SAD, Benfica e Sporting, tendo sido também internacional pela seleção portuguesa.
No início da homenagem, Gabriel Pontes, em representação do Vitória Sport Clube, referiu ser um orgulho estar na presença de um grande desportista e um “homem da terra”. O dirigente vitoriano destacou o grande número de atletas de topo que Guimarães oferece ao desporto nacional, colocando o concelho, em termos de rácio atletas/população, no topo nacional. “O nosso saldo, no desporto, é muito positivo, o que se consegue com muito trabalho e com o apoio da Câmara Municipal”, disse. Diogo Leite Ribeiro, presidente do Xico Andebol, disse que Carlos Carneiro é um atleta de elite, dando ênfase ao facto de ter começado a praticar desporto com cerca de 10 anos de idade. “Carlos Carneiro esteve no Xico de Holanda quatro anos, onde começo a ganhar”, referiu. O dirigente destacou os mais de 100 jogos pela seleção A e a disputa da Champions League: “quantos atletas vimaranenses conseguiram este feito?”, questionou, reforçando a natureza excecional do atleta.
Carlos Carneiro, visivelmente emocionado, agradeceu a todos a presença, em especial aos seus colegas e amigos da modalidade. “Os últimos dias têm-me proporcionado momentos que jamais esquecerei. Este é um dia que ficará marcada para sempre na minha memória, pois sempre sonhei com esta homenagem, eu que nunca esqueci as minhas origens”, disse. Carlos Carneiro agradeceu ao Vitória todo o carinho que lhe tem dedicado. “É o meu clube de coração”, frisou, não deixando de dizer que o Xico também lá tem um lugar privilegiado. “Nasci num bairro social e tinha tudo para ser um miúdo problemático. Foram eles que me ajudaram. Esta homenagem foi das coisas mais importantes que me aconteceram”, concluiu.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara, dirigiu-se ao atleta, dizendo-lhe que Guimarães não podia deixar de fazer esta homenagem. “Carlos Carneiro é um vimaranense, criado para o desporto em Guimarães, e sabemos que mesmo nos momentos em que esteve longe da sua cidade, nunca deixar de sentir Guimarães”, frisou. O Presidente da Câmara disse que o ADN de Carlos Carneiro é o ADN dos vimaranenses. Gente de coragem e persistência, a matéria prima de que são feitos os campeões. Domingos Bragança disse que Carlos Carneiro, com a sua proximidade afetiva a Guimarães, merece ser um orgulho para todos os vimaranenses, desafiando-o a ser um Embaixador da cidade no desporto. “Os nossos jovens precisam de referências e o Carlos Carneiro é um exemplo a seguir. Esta homenagem é merecida”, concluiu.