Ciclo de Palestras da BIG com João Ramalho Santos e Sérgio Godinho
O Ciclo de Palestras é dedicado à ilustração e destinado ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados.
O biólogo João Ramalho Santos e o cantor/compositor Sérgio Godinho participam na Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG).
No dia 10 de dezembro (sexta-feira), às 10h30, no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, João Ramalho Santos apresentará a palestra Liberdade para descobrir e errar melhor - a Ciência e Arte têm, desde sempre, uma relação muito próxima. Ambas se dedicam a experimentar, descobrir e errar com método.
João Ramalho Santos é biólogo, doutorado em Biologia Celular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1997, onde é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Desenvolve investigação no CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no grupo de Biologia da Reprodução e Células Estaminais. Publicou mais de 140 artigos científicos originais em revistas internacionais) incluindo “Nature” e “Nature Medicine”, tendo orientado mais de 20 doutoramentos. Tem formação adicional em Bioética e em Medicina Narrativa, e foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor de vários trabalhos de divulgação científica, em diversos formatos, e de ficções de temática científica publicadas na revista “Nature” e no site LabLit.com. Escreve sobre banda desenhada no “JL- Jornal de Letras, Artes & Ideias”, e é coautor de várias obras, bem como de curtas BDs de divulgação científica em parceria com o jornal “PÚBLICO”.
Já no dia 11 de dezembro (sábado), às 15h00, também no CIAJG, Sérgio Godinho conversará em torno do tema As tantas ilustrações. Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos” contando com uma carreira artística de invejável longevidade que se prolonga há cerca de 50 anos de modo intocável. Começada com “Os Sobreviventes”, seria redutor destacar um título da sua vasta discografia de discos de estúdio e ao vivo. E ainda, para crianças, “Os Amigos do Gaspar”, a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, “A Caixa” ou “O Pequeno Livro dos Medos”, entre outros. Editou ainda o livro de poemas “O Sangue Por Um Fio”, o de crónicas “Caríssimas Quarenta Canções”, o livro de contos “Vidadupla” e os romances “Coração Mais Que Perfeito” e “Estocolomo”, constando ainda no seu currículo variadíssimas colaborações literárias musicais e musicais. Quarenta das suas letras foram também “revistas” por outros tantos ilustradores no livro “Sérgio Godinho & As Quarenta Ilustrações”. Publicou em janeiro de 2018 “Nação Valente”, o seu 18º trabalho discográfico de estúdio, e, no final de 2020, “Ao Vivo No São Luiz”, registo efetuado em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O Ciclo de Palestras A TEIA DA ILUSTRAÇÃO é dedicado à ilustração e destinado ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em: https://big.guimaraes.pt/palestras-form.php
Notícias relacionadas
-
4 salas de exposição. 4 inaugurações. A Bienal de Ilustração está de regressoNotícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
4 salas de exposição. 4 inaugurações. A Bienal de Ilustração está de regresso
17 Out -
Ciclo de Palestras da BIG – A TEIA DA ILUSTRAÇÃONotícias Cultura
Ciclo de Palestras da BIG – A TEIA DA ILUSTRAÇÃO
10 Out