Cinco propostas vencedoras na 3ª edição do Orçamento Participativo de Guimarães
“Mais Por Nós”, “Comunidade Castreja Sobre Rodas”, “Requalificação da Calçada Real/Parque de Lazer”, “Ecovia de São Torcato” e “Candoso Ativo” são os projetos declarados vencedores do OP2015. Na iniciativa OP Escolas, numa votação que envolveu a comunidade estudantil, já tinham sido aprovadas 33 candidaturas.
Três propostas de projetos no âmbito da sustentabilidade ambiental e duas relacionadas com voluntariado e solidariedade obtiveram uma votação superior a meio milhar de votos, limite mínimo regulamentado para apurar as candidaturas vencedoras na terceira edição do Orçamento Participativo de Guimarães, nos termos do disposto no artigo 17º das normas de participação.
Durante a fase de votação, que decorreu entre 02 de setembro e 02 de outubro, foram sufragadas pelos cidadãos 15 propostas, 6 de voluntariado e 9 no domínio da sustentabilidade ambiental, que receberam um total de 3.923 votos através da internet e 165 votos presenciais, tendo sido contabilizados 4.230 registos na plataforma digital do OP2015.
As cinco propostas vencedoras pertencem aos cidadãos Fernando Jorge Gonçalves Oliveira (“Mais Por Nós”, com 1.039 votos), Ricardo Salomão Pereira Marques (“Comunidade Castreja Sobre Rodas”, com 685 votos), Cristina Cunha (“Requalificação da Calçada Real/Parque de Lazer”, com 645 votos), Bruno Miguel Coelho Magalhães (“Ecovia de São Torcato”, com 576 votos) e Pedro Miguel Pereira Lemos (“Candoso Ativo”, com 536 votos).
Esta última candidatura, orçamentada em 47 mil euros, é uma das duas ideias vencedoras na área do voluntariado e da solidariedade. A proposta “Candoso Ativo” consiste em dinamizar atividades ocupacionais, de cariz (in)formativo, cultural e recreativo, destinadas a idosos, reformados e desempregados com mais de 55 anos. O objetivo é reestruturar projetos de vida, potenciando a dimensão da saúde, cidadania, familiar/relacional e o desenvolvimento pessoal.
O projeto “Comunidade Castreja Sobre Rodas”, que também venceu na área social, foi orçado em 50 mil euros e tem por finalidade proceder à aquisição de uma viatura ecológica para proporcionar a mobilidade entre diferentes espaços de encontro de gerações que se expandem pela zona geográfica da comunidade castreja.
Guimarães com OP2015… mais verde
A proposta de candidatura “Mais Por Nós”, com um orçamento de 49 mil euros e que será desenvolvida em Sande São Clemente, destina-se a requalificar um espaço disponível e de acesso livre a toda a comunidade, tendo como base a área envolvente à capela mortuária, transformando-a num espaço autêntico e natural, com a implantação de uma estrutura de apoio pré-fabricada devidamente enquadrada no meio envolvente, disponível para servir a comunidade e promover iniciativas livres ou programadas por associações ou coletividades da freguesia.
Também no domínio ambiental, será efetuada uma requalificação da rua da Calçada Real, inserida numa área geográfica testemunha da romanização em Serzedelo. A rua tem início junto à Ponte do Soeiro, possui iluminação pública, mas encontra-se em grande parte coberta por vegetação. Em toda a sua extensão é acompanhada pelo rio Ave e a recuperação permitirá a sua transformação numa aprazível zona de caminhadas, com ligação ao parque de lazer de Talegre. O projeto tem um orçamento de 31 mil euros.
A Ecovia de São Torcato, estimada em 23 mil euros, é a terceira proposta ecológica que reuniu mais votos no OP2015. Pretende-se a valorização e recuperação dos antigos caminhos agrícolas entre a ponte da Corredoura e Mogege, junto ao rio, através da criação de percursos pedonais e cicláveis, com zonas de descanso e de piquenique, a criação de diferentes pontos de interesse ao longo do percurso valorizando os recursos existentes como o denominado ‘Rio do Porto’.
Com este projeto, é igualmente objetivo realizar atividades desportivas temáticas ao longo do ano (caminhadas, trail, Btt, cicloturismo, geocaching), atividades de saúde (rastreios auditivos, visuais, sanguíneos), peddy-papers ambientais para a comunidade educativa do vale de São Torcato e promover a Rota dos Moinhos, um percurso já conhecido e que atrai muitos turistas.
Notícias relacionadas
-
Alunos das escolas de Guimarães votam no Orçamento Participativo 2023Notícias Educação
Alunos das escolas de Guimarães votam no Orçamento Participativo 2023
26 Mai -
Parque de Lazer do Agrela é um novo espaço comunitário em BarcoNotícias geraisOutras Notícias
Parque de Lazer do Agrela é um novo espaço comunitário em Barco
13 Ago