CMAD realizou em Guimarães cerca de 30 mil exames médicos-desportivos em 10 anos
“Jornadas Médico-Desportivas de Guimarães 2015” decorreram na Plataforma das Artes. Durante dois dias, os participantes abordaram temáticas consideradas pertinentes na prática da atividade física em segurança.
O Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD) assinalou o seu décimo aniversário com a realização da quarta edição das Jornadas Médico-Desportivas de Guimarães, durante as quais foi reafirmada a necessidade da prática desportiva ocorrer em condições de segurança. Em dez anos de atividade, o CMAD realizou perto de 30 mil exames médicos-desportivos e mais de mil assistências médicas a praticantes desportivos formais e informais.
O exame médico desportivo é um instrumento imprescindível para aferir a aptidão dos praticantes desportivos, sendo obrigatório para atletas, árbitros e outros agentes desportivos se inscreverem nas respetivas federações e recomendado para todos os praticantes desportivos informais (corrida, ciclismo, caminhadas, desporto-aventura...). O protocolo do Exame Médico Desportivo, realizado no CMAD, é o estabelecido pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e inclui consultas de enfermagem e consulta médica e a eventual prescrição de exames complementares de diagnóstico pelo SNS ou outro subsistema que o utente possua.
Além do Exame Médico Desportivo, o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães tem protocolos com diversos médicos especialistas que conferem condições vantajosas aos seus utentes nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Fisiatria, Medicina Dentária, Medicina Interna, Nutricionismo, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia e Psicologia. O CMAD funciona de segunda a segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas, havendo a possibilidade – mediante combinação prévia – de abertura ao sábado e de realização dos exames médicos nas instalações dos clubes.
10º aniversário assinalado
A quarta edição das Jornadas Médico-Desportivas de Guimarães decorreu na Plataforma das Artes e da Criatividade e constituiu um suporte complementar ao processo de formação, contemplado o programa a abordagem de temas importantes relacionada com a Medicina Desportiva. Domingos Gomes, Basil Ribeiro, Henrique Jones, André Moreira, José Neto e Novais de Carvalho foram alguns dos participantes na iniciativa promovida pela Tempo Livre - através do Centro de Medicina Desportiva de Guimarães.
«A aposta na área desportiva é, para nós, fundamental e apoiaremos incondicionalmente o incentivo à prática desportiva em segurança», salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, na sessão de abertura. Delfim Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, referiu que «Guimarães está nos cinco primeiros concelhos com mais elevado estatuto de saúde da população e ocupa esta posição, também, por iniciativas desta natureza, por ter o hospital e os profissionais que tem, o ACES e por ser um concelho onde os profissionais de saúde se sabem congregar e trabalhar de uma forma integrada», disse.
Aníbal Rocha, Presidente da Tempo Livre, ressalvou que «não é possível quantificar quantas vidas o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães poderá ter salvo, mas é nossa convicção que o aumento considerável de utentes - sobretudo, os praticantes informais - é um sinal claro de que as ações de sensibilização têm resultado e que a medicina preventiva é efetivamente o caminho a seguir», observou, enaltecendo «o profissionalismo e o trabalho empenhado de Novais de Carvalho (diretor geral do Centro de Medicina Desportiva), Rui Vaz (médico do Centro de Medicina Desportiva e Presidente das Jornadas) e dos colaboradores permanentes da Tempo Livre e do CMAD, a quem agradeceu «a dedicação quotidiana».
Reconhecido como extensão dos Centros de Medicina do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Centro de Medicina Desportiva de Guimarães (CMAD) funciona nas instalações da Pista de Atletismo Gémeos Castro e traduz um apoio fundamental para os clubes e atletas, nomeadamente ao nível dos exames médico-desportivos, aconselhamento para a prática desportiva e atos de assistência médica a desportistas de Guimarães e de concelhos limítrofes.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de NotíciasDestaque Homepage
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de ...
28 Ago -
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito Padel Tour, o Open Emblezart
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito Padel Tour, o Open ...
22 Ago