Crianças de Guimarães apresentam contributos para construir um mundo melhor no Eco Parlamento
A 4ª edição do Eco Parlamento visa identificar os desafios ambientais e encontrar soluções através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
“As crianças têm o mundo pela frente e são um parceiro importante para ajudarem a construir um mundo melhor, através da visão que apresentam e dos argumentos que sustentam essa visão”. Foi desta forma que a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães procedeu à abertura de mais uma edição do Eco Parlamento, esta quinta-feira, 21 de fevereiro, no Laboratório da Paisagem.
Oito Agrupamentos de Escolas de Guimarães participam na 4ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. Ao longo de três sessões parlamentares, 32 alunos dos quatro ciclos de ensino dos agrupamentos inscritos, divididos em equipas de quatro, identificam os desafios ambientais em Guimarães, procuram soluções sustentadas, selecionando para isso um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e debater perante os restantes alunos que compõem eles mesmos, um júri interno do projeto e um júri externo (Anabela Carvalho da Universidade do Minho; Paula Seixas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Rita Salgado e Sónia Monteiro da Câmara Municipal de Guimarães). A operacionalização do projeto é coordenada pelo investigador em Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Nogueira Martins.
“Todos temos ideias para mudar o mundo, mas não podemos ficar sentados à espera que o mundo mude sozinho e é de enaltecer este envolvimento das crianças e professores das nossas escolas neste projeto do Município de Guimarães”, salientou Adelina Pinto, fazendo referência à estreia do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, nesta edição, que se junta aos Agrupamentos de Escolas de Abação; Professor Abel Salazar; Arqueólogo Mário Cardoso; Fernando Távora; Santos Simões; Vale de São Torcato; Virgínia Moura e Escolas D. Afonso Henriques.
Na sessão de encerramento, a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, destacou a “participação entusiástica de todos, sendo fundamental cuidarmos da nossa casa comum que é a Terra e a nossa cidade, por forma a fazer com que Guimarães seja o sítio onde todos se sintam felizes”, frisando o “empenho e dedicação dos agrupamentos” nesta temática geral da sustentabilidade ambiental.
As temáticas de trabalho apresentadas pelas escolas nesta edição do Eco Parlamento foram as seguintes:
ODS 15 – Vida sobre a Terra
Agrupamento de Escolas de Abação
Desafio Ambiental: Abação reconquista a floresta autóctone
ODS 14 – Vida debaixo da água
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Desafio Ambiental: O Mar também nos pertence
ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis
Agrupamento de Escolas Arq. Mário Cardoso
Desafio Ambiental: Natureza, a energia que nos transforma
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Desafio Ambiental: Som, sem ruído!
ODS 12 – Produção e Consumo responsável
Agrupamento de Escolas Fernando Távora
Desafio Ambiental: A HORTA…de todos e para todos
ODS 12 – Produção e Consumo responsável
Agrupamento de Escolas Santos Simões
Desafio Ambiental: MES- Manual Escolar Sustentável
ODS 7 – Energias renováveis
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato
Desafio Ambiental: Utilizar para Proteger e Poupar
ODS 12 – Produção e Consumo responsável
Agrupamento de Escolas Virgínia Moura
Desafio Ambiental: H2O_doce – Promoção do consumo de água