“Estafeta da Amizade” liga Braga e Guimarães em corrida solidária no último domingo deste mês
Corrida de estafeta tem percurso de estrada com uma distância de 20 quilómetros. Receitas das inscrições revertem na íntegra para as duas "Cercis".
A “Estafeta da Amizade”, evento desportivo que tem por objetivo promover a coesão territorial e a igualdade de género, vai unir Braga e Guimarães na manhã de domingo do dia 29 de maio, através de uma corrida de estafeta de 20 quilómetros, cuja totalidade do valor das inscrições irá reverter a favor da CerciGui e da CerciBraga. A iniciativa, com início às 10 horas, parte do Estádio 1º de maio e terá zonas de transmissão de testemunho em Trandeiras, Portela/Morreira e na vila de Ponte, terminando no centro de Guimarães na Alameda Dr. Alfredo Pimenta.
Num formato de estafeta, cada equipa é constituída por quatro elementos, dois do sexo masculino e dois do feminino, onde cada membro irá fazer um percurso de cinco quilómetros em cada uma das etapas mencionadas. Por se tratar de uma prova fora do comum e que obriga a uma grande logística, uma vez que a organização irá assegurar o transporte dos atletas desde o ponto de partida até cada ponto intermédio e desde a meta até ao ponto de partida, a participação está limitada a 500 equipas, o que representa um total de 2 mil atletas.
A estafeta é da iniciativa dos dois Municípios e da Associação Académica da Universidade do Minho. As atletas Dulce Félix e Jéssica Augusto são as duas embaixadoras da prova e farão equipa com o Vice-Presidente da Câmara de Guimarães, Amadeu Portilha, e com o Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio. As inscrições têm um custo de 10 euros por equipa (2,5 euros por atleta) e poderão ser efetuadas online através do site <www.estafetadaamizade.pt>.