Exposição “Contra-culturas” na Biblioteca Municipal Raul Brandão até ao final de outubro
Duas dezenas de ilustrações retratam diferentes perspetivas culturais na última década. Iniciativa enquadra-se na comemoração dos 150 anos do nascimento do escritor Raul Brandão.
A Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, recebe a exposição “Contra-culturas”, por Pedro Vieira, até ao dia 31 de outubro, podendo ser visitada durante o seu horário de funcionamento. A mostra, que se realiza no âmbito do Festival Húmus, uma das iniciativas que assinala a comemoração dos 150 anos do nascimento do dramaturgo Raul Brandão, é composta por 20 ilustrações.
Do referendo na Grécia à liberdade de pensamento em Angola, passando pelo terror em Bruxelas, pelo irrequieto e nuclear Ahmadinejad, pela fraude na Volta à França e pelos 40 anos do maio de 68, a exposição Contra-culturas fixa instantes da última década das relações internacionais.
Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, Pedro Vieira é ilustrador residente da revista LER e trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, tendo sido um dos responsáveis pelo programa “Ah, a Literatura!”. Apresentou o programa diário “Inferno”, passou pelo grupo Almedina, pela Bulhosa Livreiros e pelo Centro Cultural Olga Cadaval, enquanto livreiro. Fez formação adicional na área da Ilustração, que exerce em regime freelancer, em cursos promovidos pela Ar.Co e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Trabalha com regularidade no meio editorial e fez trabalhos de ilustração para a Booktailors, Quetzal Editores, Guerra & Paz, Almedina ou Sextante Editora. Estreou-se na ficção com “Última Paragem: Massamá”, com o qual venceu o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra 2012, distinção atribuída à melhor obra publicada na modalidade de Ensaio. Bloguista indefetível, é o criador do “irmãolúcia”. Em 2012, foi publicado “Éramos Felizes e Não Sabíamos” (Quetzal Editores), uma compilação de crónicas, enquanto em 2015 saiu o segundo romance, “O Que não Pode Ser Salvo”. Os direitos dos seus livros já foram vendidos para o Brasil e para Itália.
Notícias relacionadas
-
Passagens para peões em Guimarães com frases de escritores nos 150 anos de Raul BrandãoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Passagens para peões em Guimarães com frases de escritores nos 150 anos de ...
22 Jun -
Passadeiras de Guimarães com frases de escritores nos 150 anos do nascimento de Raul BrandãoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Passadeiras de Guimarães com frases de escritores nos 150 anos do nascimento ...
21 Jun