Gala Guimarães Marca celebrou o que de melhor que se faz na economia vimaranense
O evento, que premeia a excelência empresarial de um universo de 100 empresas “Guimarães Marca”, encerrou o Mês da Economia de Guimarães sob o mote “Reflexão e Impacto”. Domingos Bragança entregou o prémio “Empresário de Excelência”.
Foi na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, que se realizou, no MIT Penha, a Gala Guimarães Marca, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento Económico. Este ano, o evento encerrou a programação do Mês da Economia, que se subordinou à temática “Motores da Nova Economia – Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa”.
O final de tarde e noite foi um momento de encontro que reuniu os responsáveis de muitas das empresas do universo “Guimarães Marca”, e uma oportunidade para distinguir a excelência empresarial, através dos Prémios Guimarães Marca, numa cerimónia que foi apresentada pelo conhecido rosto da SIC, Fátima Lopes, e que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, vereadores do Executivo Municipal, e de um conjunto de individualidades ligadas a várias instituições de ensino e investigação e a diversas associações empresariais.
Na sua intervenção, Domingos Bragança, que entregou o prémio “Empresário de Excelência” ao Comendador Albano de Abreu Coelho Lima, fez questão de frisar a importância de reconhecer o esforço e o mérito do trabalho dos empresários vimaranenses que se distinguem nacional e internacionalmente e que são exemplo pela sua visão e resiliência. “O reconhecimento do sucesso é uma expressão de gratidão”, disse. O presidente da Câmara Municipal reconhece os desafios que enfrentamos, mas vê nesse facto uma oportunidade para empreender e inovar, com a ajuda da ciência: “nunca, como hoje, a ciência nos deu tanto conhecimento”.
Criatividade, inovação colaborativa e desenvolvimento ambientalmente sustentável foram dimensões invocadas por Domingos Bragança para lançar o repto a todos os empresários para que criem novos produtos e para que invistam na circularidade da economia. “Em Guimarães temos milhares de empresas, temos um sistema científico e académico excecional, pelo que estabelecer parcerias para aumentar a competitividade nas empresas é fundamental”, frisou o edil. O conhecimento intensivo é assim visto como o caminho para transformar as indústrias tradicionais em indústrias de alto valor acrescentado e para alavancar a diversificação, o que pode ser feito pelos atuais empresários. “Deixar de ter propósito, mesmo nos empresários de maior sucesso, é um desperdício”, concluiu
Foram entregues, durante a cerimónia, os seguintes prémios Guimarães Marca:
Prémio Guimarães Marca Investimento
Sebastião & Martins
Prémio Guimarães Marca Qualificação
Interhigiene
Prémio Guimarães Marca Inovação
Jordão
Prémio Guimarães Marca Exportação
Amtrol-Alfa | Worthington Enterprises
Prémio Guimarães Marca Internacionalização
Lameirinho
Prémio Guimarães Marca Inclusão Social
Cândido José Rodrigues
Prémio Guimarães Marca Sustentabilidade
JF Almeida
Prémio Guimarães Marca Empresário de Excelência
Albano de Abreu Coelho Lima
Notícias relacionadas
-
Espaço e Saúde deram o mote para mais uma sessão do Mês da Economia de GuimarãesDestaque Homepage
Espaço e Saúde deram o mote para mais uma sessão do Mês da Economia de Guimarães
17 Out -
Setor da construção refletiu sobre a importância da transformação digital na inovação e sustentabilidadeDestaque Homepage
Setor da construção refletiu sobre a importância da transformação digital na ...
10 Out