Guimarães iluminada nas Festas Gualterianas 2015 por meio milhão de microlâmpadas
Flores “iluminadas” decoram uma dezena de ruas no ano em que a tradicional Batalha das Flores figura no programa das festas. Formato e disposição das luzes embelezam centro da cidade. Morfologia das peças remete-nos para a natureza.
As iluminações de rua alusivas às Festas Gualterianas, este ano com meio milhão de microlâmpadas, constituem uma das atrações das festividades de São Gualter, padroeiro de Guimarães. O Largo República do Brasil, conhecido entre os vimaranenses por Campo da Feira, é um dos mais procurados, com um sistema de iluminação que se articula com a fachada da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos e o jardim, preenchido em 2015 por peças centrais em forma de flores a desabrochar.
Sob a entrada principal da Igreja de Santos Passos, está colocada uma imagem de São Gualter em néon-LED, acompanhada por letras de identificação que anunciam as Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas anualmente no primeiro fim de semana de agosto. As quatro imagens que se encontram distribuídas pela fachada da igreja foram igualmente contornadas com iluminação própria, de baixo consumo e amiga do ambiente, completando um efeito luminoso muito característico das Festas Gualterianas.
No Largo do Toural, a natureza volta a estar em destaque, com uma réplica de uma dezena de jarros colocados em igual número de vasos, sob uma bola tridimensional figurativa, de cor amarela, a fazer lembrar o sol, estrela central do sistema solar. Será aqui, no centro da cidade, que decorrerá no sábado à tarde, a partir das 17 horas, um dos momentos altos da Batalha das Flores, número tradicional das Festas Gualterianas cuja realização alterna anualmente com o desfile do Cortejo do Linho.
Efeitos de luzes e tradições vimaranenses
A Rua Paio Galvão, a Rua da Rainha e a Rua Alfredo Guimarães têm em comum... flores. Os modelos apresentados pela empresa “Iluminarte” conjugam versões antigas com materiais modernos, onde se destacam milhares de pontos de luzes, com o verde, cor da cidade e da natureza, sempre associado à iluminação festiva. Na Rua de Santo António, impera o ritmo do folclore, sugerindo ícones e símbolos típicos do Minho, enquanto a disposição das luzes na Rua de Gil Vicente, engalanada por tons dourados, evoca os colares da mulher minhota.
Na Senhora da Guia, entre a Avenida Alberto Sampaio e o Largo República do Brasil, eleva-se ainda um pórtico luminoso com dez metros de altura, situado em posição frontal para a Igreja de Santos Passos, onde estão retratadas as arestas de três monumentos emblemáticos de Guimarães: Castelo, Igreja da Oliveira e Padrão do Salado.
Sendo uma das mais movimentadas das Festas, a Rua Dr. José Sampaio, com arcos de cor azul, e as ruas Rei Pegú e Dr. Ricardo Marques, ambas na confluência com o Parque das Hortas, foram iluminadas com elementos cromáticos que transmitem alegria, numa alusão ao fogo de artifício, o mesmo acontecendo em relação à Avenida Conde Margaride, uma das principais entradas da cidade, decorada com tonalidades vivas e peças azuis e douradas que dão as boas-vindas aos participantes nas Festas Gualterianas 2015.
Notícias relacionadas
-
Abertura oficial da Feira de Artesanato de Guimarães, 6ª feira, 26 de julho, às 18h00Notícias CulturaNotícias gerais
Abertura oficial da Feira de Artesanato de Guimarães, 6ª feira, 26 de julho, ...
25 Jul -
Gualterianas 2019 respondem a um modelo que reuniu um consenso alargadoNotícias CulturaNotícias gerais
Gualterianas 2019 respondem a um modelo que reuniu um consenso alargado
18 Jul