Guimarães prepara Plano Municipal de Promoção da Atividade Física
O município espera incrementar e aumentar os índices de atividade física regular e prática, generalizar a prática desportiva em idade escolar, impulsionar o desporto como ferramenta de inclusão social, reduzir as diferenças de género na prática desportiva e na atividade física e incrementar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Decorreu esta sexta-feira a primeira reunião do Conselho Consultivo do Plano Municipal de Promoção da Atividade Física (PMPAF) em 2023, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Tempo Livre, através do vereador do desporto Nelson Felgueiras. O Conselho consultivo é presidido por Pedro Sarmento (FADE-UP) e composto por Adelina Pinto (Vereadora da Educação – CMG), Amadeu Portilha (Presidente da Direção da Tempo Livre), Beatriz Pereira (Presidente do Instituto de Educação – UM), Dimas Pinto (Coordenador do Departamento de Ciências do Desporto – IEED), Filipe Chaves (Diretor do ETSP – IPCA), Marlene Nunes Silva (Diretora Nacional do PNPAF), Nelson Felgueiras (Vereador do Desporto – CMG), Vítor Dias (Diretor Regional IPDJ), Vítor Pardal (Coordenador Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola)
Este plano tem como finalidade o fomento da atividade física, segundo as recomendações do Plano Nacional de Atividade Física, Programa Nacional de Desporto para Todos e da Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e Bem-estar. Com o seu desenvolvimento, o município espera incrementar e aumentar os índices de atividade física regular e prática, generalizar a prática desportiva em idade escolar, impulsionar o desporto como ferramenta de inclusão social, reduzir as diferenças de género na prática desportiva e na atividade física e incrementar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
O PMPAF teve início em 2018, quando se traçaram as linhas orientadoras do plano e foi feito o primeiro diagnóstico e recolha de contributos junto da comunidade vimaranense. Neste sentido, foi aberta a discussão pública e realizaram-se diferentes reuniões para auscultar os diversos stakeholders do projeto. Este projeto havia sido interrompido com a COVID-19, procurando-se agora retomar o processo, devidamente adaptado às circunstâncias atuais, com vista à sua implementação.
A apresentação do plano está programada para coincidir com o encerramento das comemorações do X aniversário da CED 2013.
Notícias relacionadas
-
Turma do 4.º Ano da EB de São Romão vence Concurso de Fotografia "Guimarães Cidade Educadora"
Turma do 4.º Ano da EB de São Romão vence Concurso de Fotografia "Guimarães ...
08 Mai -
Decorrem esta semana as meias-finais do Torneio de Retórica.Notícias Educação
Decorrem esta semana as meias-finais do Torneio de Retórica.
01 Mai