Guimarães recebe 1ª Bienal de Ilustração até ao final do ano
Abertura agendada para este sábado, com a presença de diversos autores a concurso. Evento prolonga-se até ao final do ano.
A primeira edição da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães, uma iniciativa da Câmara Municipal que ocupará vários locais da cidade, é inaugurada este sábado, 14 de outubro, às 15 horas, no Palácio Vila Flor, momento em que se conhecerão os vencedores do Grande Prémio Nacional BIG e Prémio BIG Revelação.
A bienal tem por objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração. Esta iniciativa tem Direção Artística de Tiago Manuel, artista plástico, e Direção Técnica de Rui Bandeira Ramos.
Prémio Carreira BIG
Este prémio é sugerido pela direção artística e pela Câmara Municipal de Guimarães. Ao artista consagrado é reconhecida a grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração. Luís Filipe de Abreu, o artista homenageado nesta edição, terá uma exposição dos seus trabalhos mais representativos e uma conferência onde será salientada a importância da sua obra no contexto da ilustração portuguesa, com a curadoria de Jorge Silva, diretor de arte e investigador.
Traçada sempre a guache, a sua obra gráfica mais abundante está compreendida entre as décadas de 60 a 90. Luís Filipe de Abreu, interpretou as grandes sagas da literatura portuguesa e universal, revelando sempre um apurado entendimento da condição humana, quer na edição de livros ou em medalhas para as Coleções Philae. É na qualidade narrativa das suas composições, na virtuosa caligrafia a permitir todas as audácias na perspetiva, no traço nervoso e intermitente, de espessura palpável, e no ritmo musical dos seus jogos gráficos, que reside muito do valor singular da sua obra na história das artes visuais portuguesas.
A inauguração da exposição LUÍS FILIPE DE ABREU, ILUSTRADOR, com a presença do artista, terá lugar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), dia 14 de outubro, às 11h00.
Prémio Nacional BIG
Exposição resultante do concurso nacional BIG dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais. Dos 50 autores selecionados, pelo júri constituído por João Paulo Cotrim, Jorge Silva e Margarida Noronha, serão expostas 106 obras.
O Prémio Especial Ensino Secundário BIG
Destinado aos alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do Concelho de Guimarães, com o objetivo promover a importância do papel da ilustração como ferramenta de descoberta e conhecimento. O concurso deste ano por tema a obra literária Húmus, do escritor Raul Brandão. A exposição com as obras selecionadas decorrerá no Palacete de São Tiago / Museu de Alberto Sampaio, com inauguração agendada para o dia 25 de novembro.
A Teia da Ilustração
Ciclo de Palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados. Estas palestras têm a curadoria de Pedro Moura, investigador e ensaísta.
A tarefa da ilustração desdobra-se não num conjunto de saberes disciplinares de aplicabilidade variada, mas numa função unívoca de resposta ao mundo. Com efeito, até pela sua origem etimológica, a ilustração é o lançamento de um risco, uma sombra a carvão, que ilumina aquilo que mostra, demonstra e cria. Roubando uma ideia de Alan Male, podemos compreender a ilustração como um ser vivo, que possuirá as suas formas e desenvolvimentos internos (uma morfologia), ritmos e processos (biologia) e integrações no entorno (ecologia). Numa perspetiva de conjunto, as três palestras-conversas propostas pela Bienal de Ilustração de Guimarães pretendem criar um quadro no qual todas essas vertentes estarão expostas, revelando algumas das possíveis facetas da sua interrogação.
Leonor Riscado, dia 21 de outubro, sábado às 15h00.
Mattia Denisse, dia 24 de novembro, sexta-feira às 10h30.
Paul Hardman, dia 09 de dezembro, sábado às 15h00.
Exposição AZUL EM JAGUAR TURQUESA
Série de imagens de Daniel Lima, autor da imagem do cartaz desta edição da BIG, que não guardam respeito a leis narrativas, mas leais ao discurso ficcional das representações. Inauguração dia 11 de novembro, com a presença do autor, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) / Galeria 4.
Notícias relacionadas
-
4 salas de exposição. 4 inaugurações. A Bienal de Ilustração está de regressoNotícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
4 salas de exposição. 4 inaugurações. A Bienal de Ilustração está de regresso
17 Out -
Ciclo de Palestras da BIG – A TEIA DA ILUSTRAÇÃONotícias Cultura
Ciclo de Palestras da BIG – A TEIA DA ILUSTRAÇÃO
10 Out