Ministro da Cultura visita projetos culturais e artísticos em Guimarães
A visita, integrada no percurso “Cultura que somos”, tem lugar esta terça-feira, 18 de outubro, e contempla o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura e o projeto Bairro C.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, estará em Guimarães esta terça-feira, 18 de outubro, numa visita integrada no percurso dedicado à “Cultura que somos”, que tem como objetivo conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa.
A iniciativa, que arrancou no dia 20 de setembro, no distrito de Lisboa, terá agora um conjunto de visitas aos concelhos de Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão, que constituem o Quadrilátero Urbano, e que têm uma forte presença de associações culturais e de equipamentos dedicados à Arte e à Cultura. Segundo um comunicado do Ministério da Cultura, para Pedro Adão e Silva, “é fundamental conhecer e dar a conhecer o que se faz na Cultura em Portugal. A função de um ministro da Cultura é, também, estar próximo e valorizar as dinâmicas culturais que existem no país, na sua diversidade, dando voz ao que se faz, muitas das vezes de forma pouco visível.”
Em Guimarães, Pedro Adão e Silva, que estará acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pelo vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, visitará, às 16h45, o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, e às 17h45, o projeto Bairro C, com a presença de alguns dos artistas do projeto.
O CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em 2012, no advento da Capital Europeia da Cultura - CEC2012), que tem como missão apoiar e estimular a criação artística e a aplicação de novos métodos de produção, promovendo a interação entre as mais diversas áreas de manifestação artística – artes visuais, design, cinema, literatura, multimédia e artes do espetáculo – e arquitetura. Está previsto um encontro com a produtora de cinema Bando à Parte, do realizador e produtor vimaranense Rodrigo Areias, e com representantes da Revolve, Elephant Musik, Capivara Azul e coro comunitário Outra Voz.
O Bairro C é um projeto que pretende reinterpretar discursivamente uma estratégia de desenvolvimento da Cidade, assente na Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência. Assenta geograficamente na zona de Couros, passando pela Caldeiroa e subindo até à Avenida Conde Margaride, à Casa da Memória e ao CIAJG. Usando a arte pública como ferramenta de ativação do percurso, alargando as oportunidades para artistas de diferentes áreas, o projeto Bairro C, mais do que um evento ou conjunto de eventos, pretende funcionar com um dinamizador de um Laboratório Social e experimentação de um modelo de desenvolvimento e de construção do futuro preconizado para Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Como Guimarães vai comemorar durante um ano o 150º aniversário do nascimento de Raul BrandãoNotícias CulturaNotícias EducaçãoNotícias gerais
Como Guimarães vai comemorar durante um ano o 150º aniversário do nascimento ...
12 Mar -
Ministro da Cultura em Guimarães na apresentação do programa do 150º aniversário de Raul BrandãoNotícias CulturaNotícias EducaçãoNotícias gerais
Ministro da Cultura em Guimarães na apresentação do programa do 150º ...
10 Mar