Município de Guimarães promove ação de sensibilização para adesão de estabelecimentos ao programa “Green Key”
Galardão internacional promove o Turismo Sustentável. Vereador Paulo Lopes Silva lança desafio para uma estratégia conjunta das entidades privadas e municipais.
A promoção de Guimarães enquanto destino turístico sustentável, através de um posicionamento diferenciado, é uma das metas que se pretende alcançar englobando uma estratégia conjunta de entidades privadas e municipais. Nesse sentido, esta terça-feira, decorreu uma sessão informativa sobre a adesão ao programa internacional “Green Key”, no Laboratório da Paisagem de Guimarães.
O Vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, lançou o desafio para a certificação dos estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, espaços de eventos e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A coordenadora nacional do Programa Green Key, Fátima Vieira, explicou os processos de candidatura que implicam a “alteração de comportamentos e atitudes” que levam a um processo de maior sustentabilidade e reconhecimento. Entre os objetivos definidos, realce para a redução do impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração; a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais, assim como facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental.
Em Guimarães existem exemplos de seis estabelecimentos galardoados com a “Green Key”: Restaurante A Cozinha, Pousada Mosteiro de Guimarães, Hotel da Oliveira, Hotel Mestre de Avis, Vale de S. Torcato AL e Parque de Campismo da Penha.
As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro de 2023 através do portal online https://greenkey.abae.pt/