Nova escola de Caldas das Taipas é uma referência para o país
Está definido o projeto para o Centro Escolar de Moreira de Cónegos. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, visitou ainda a EB 2,3 de São Torcato.
Ninguém fica indiferente à nova EB de Caldas das Taipas. A construção do edifício está concluída e a abertura deve acontecer no arranque do próximo ano letivo. A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, visitou esta quarta-feira, 20 de fevereiro, a nova escola no concelho de Guimarães e realçou o “investimento” e “grande empenho” pela parte da “Câmara Municipal e Ministério da Educação”. Sublinhou que esta obra “irá melhorar muito a vida desta comunidade escolar”.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães aponta que a nova EB de Caldas das Taipas “é uma escola referência no país” e o esforço assumido pela autarquia tem em linha de conta o facto de servir a comunidade de toda aquela área geográfica, apontando a construção de um auditório e gimnodesportivo com entradas independentes, numa valorização da ligação da escola à comunidade e no usufruto que toda a comunidade pode ter.
“Esta EB 2,3 de Caldas das Taipas é agora uma escola excecional e um orgulho para todos. Vamos acordar com os serviços educativos, desde os professores, Associação de Pais, Junta de Freguesia e serviços educativos da Câmara, um calendário de reabertura. Aponto que possa ser aberta, com calma e tranquilidade, em setembro aquando o arranque do novo ano letivo. Do ponto de vista do edifício, a escola está concluída mas há algum trabalho de pormenor a fazer e se a vontade for abrir antes disso também será possível”, salientou Domingos Bragança.
O investimento global nesta obra ronda os 9,5 milhões de euros, comparticipada pelo Governo e fundos europeus (FEDER). A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, realçou nesta visita a Guimarães que existem novos apoios comunitários a atribuir na fase da reprogramação. Domingos Bragança assume que há um “esforço significativo” da Câmara Municipal de Guimarães e aguarda pela conclusão da fase da reprogramação.
A Secretária de Estado ficou ainda a conhecer o projeto para o novo Centro Escolar de Moreira de Cónegos, aquando a visita à Escola Básica de Vermis. O projeto está a ser validado nas várias entidades e nos próximos meses será lançado concurso para a obra.
Entretanto, na visita à EB de São Torcato a Secretária de Estado reconheceu a necessidade de obras nesta escola. Neste caso, o presidente da Câmara Municipal defende uma “intervenção de fundo” a fim de criar as melhores condições possíveis para os alunos, professores e comunidade educativa.
Notícias relacionadas
-
Projeto ERASMUS+ de literacia em Inteligência Artificial capacita alunos para desafios futuros
Projeto ERASMUS+ de literacia em Inteligência Artificial capacita alunos ...
24 Abr -
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São TorcatoNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Reflexão sobre Disciplina na Escola em Destaque na Sessão Especial em São ...
17 Abr