Padrão do Salado em tons de rosa assinala Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
Objetivo é alertar a sociedade para a temática da prevenção e diagnóstico precoce desta doença oncológica. Campanha de sensibilização realiza-se durante quatro dias.
O Município de Guimarães associa-se, a partir de hoje e até segunda-feira, 31 de outubro, à campanha “Onda Rosa”, promovida pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Norte), no âmbito da luta contra o cancro da mama, cuja data é comemorada este domingo, 30 de outubro. A iluminação em tons de rosa do Padrão do Salado, no Largo da Oliveira, é uma das ações da campanha que decorrerá no espaço público, locais de trabalho, mundo digital, transportes e no sistema de ensino.
Entre os dias de sexta e segunda-feira, serão realizadas diversas ações internas, com os funcionários da Câmara Municipal a serem convidados a vestir uma peça de vestuário rosa ou, em alternativa, a colocar na lapela um laço da mesma cor. A campanha inclui ainda a distribuição de panfletos da Liga Portuguesa Contra o Cancro por cada trabalhador, a colocação de laços rosa nas viaturas do Município, bem como nos edifícios de entidades participadas pela Autarquia.
São promotores desta iniciativa o Centro Cultural Vila Flor e Palácio, CyberCentro, Fraterna, Casfig, Vitrus, Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). As páginas de internet do Município, Vitrus, Tempo Livre e CASFIG também se associam a esta ação. Um pouco por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Em Portugal, é o tipo de cancro com maior incidência, sendo detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos, verificando-se uma média de 1.500 óbitos femininos. Também em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. Este tipo de doença oncológica aumentou de forma muito significativa nas últimas quatro décadas do século XX, sobretudo nos chamados países desenvolvidos. Raramente surge antes dos 30 anos, mas aumenta significativamente a partir dos 45, principalmente depois dos 60 anos.
O movimento, conhecido como “Outubro Rosa”, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e compartilhar informações sobre o cancro da mama.
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