Projeto “Bairros Comerciais Digitais” pretende levar inovação a perto de 500 lojas
Após a manifestação de interesse, poderá seguir-se uma candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para inovar em tecnologia no setor do comércio e espaço público.
No período que antecedeu a Ordem de Trabalhos da Reunião do Executivo desta quinta-feira, 24 de março, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, solicitou ao Vereador Paulo Lopes Silva que apresentasse o projeto de inovação tecnológica do espaço público “Bairros Comerciais Digitais”, um projeto que se encontra em fase de manifestação de interesse, a que se seguirá, após avaliação, a fase de candidatura. O projeto poderá beneficiar dos fundos do PRR, num valor máximo de 2 milhões de euros.
Paulo Lopes Silva começou por contextualizar o projeto à luz do papel importante que Guimarães desempenho em meados do século XIX na indústria e no comércio, e à transformação da cidade no que diz respeito à sua recuperação patrimonial, sentida nos séculos seguintes, e que culminou com a inscrição do Centro Histórico de Guimarães na lista do Património Cultural da Humanidade. Saltando para o tempo presente, o vereador recordou a aposta estratégica do Município, nos mandatos mais recentes, na Educação, Cultura e Ciência, bem como no Inovação, Artes, Turismo e Desporto, aposta que está na base da manifestação de interesse nos “Bairros Comerciais Digitais”.
Os “Bairros Comerciais Digitais” pretendem incorporar tecnologia numa área de grande importância comercial, como é a que compreende a Alameda São Dâmaso, o Largo do Toural, a Rua de Santo António, a Rua de Gil Vicente e a Rua de Paio Galvão. O objetivo é criar até 50 bairros comerciais tecnológicos, englobando cerca de 500 lojas (57% comércio, 32% restauração e bebidas e 11% serviços), criando sinergias com um ecossistema mais alargado que aproveitará a proximidade da Plataforma das Artes, Parque de Camões, Instituto de Design, Bairro C e a futura Loja do Cidadão. Das propostas que o projeto pretende implementar, destacam-se a conectividade e harmonização urbanística, a oferta em plataformas eletrónicas, a digitalização da experiência de consumo, a integração em soluções logísticas coletivas, a digitalização das infraestruturas adjacentes, informação em tempo real, entre outras. Os “Bairros Comerciais Digitais” apostarão também na Experiência como fator de atratividade, que poderá passar pela criação de áreas imersivas de “escape”, animação do espaço público ou placemaking.
O projeto procurará ainda fomentar a fluidez de percursos, promovendo novos caminhos pedonais e a mobilidade suave, a criação de um portfolio de serviços e equipamentos mais alargado, uma identidade visual partilhada, montras digitais, um conjunto de mobiliário urbano inovador, expansão da rede WiFi, e outro tipo de inovações com vista à criação de um espaço tecnologicamente avançado e com alto valor para a prestação de serviços ao cidadão e ao comércio tradicional. A valorização da atual plataforma de Quiosque Eletrónico está também contemplada, através do desenvolvimento de novas funcionalidades, da integração das Lojas com História, entre outras novidades.
O consórcio desta manifestação de interesse é constituído pelo Município de Guimarães, Confederação Empresarial da Região do Minho, Associação de Jovens Empresários de Guimarães, Associação Vimaranense de Hotelaria e Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, tendo como parceiros o Laboratório da Paisagem, o Instituto de Design, A Universidade das Nações Unidas, A Oficina e o Centro de Computação Gráfica.
Passando a fase da manifestação de interesse, o Consórcio entrará na fase da candidatura aos fundos do PRR, finda a qual, e em caso de sucesso, o projeto começará a ser implementado. A primeira fase deverá ter uma decisão dentro de aproximadamente dois meses, e a segunda fase até ao final do ano em curso.
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