Projeto 'Pausas Letivas com Inclusão' proporciona atividades de verão para alunos dos Centros de Apoio à Aprendizagem
O Plano de Atividades preparado para os meses de verão engloba a participação de diversas entidades, como a Tempo Livre, o Laboratório da Paisagem e o Centro de Ciência Viva de Guimarães, que desenvolverão atividades estimulantes, contribuindo para o enriquecimento educacional dos participantes.
Durante o mês de julho, o Projeto "Pausas Letivas com Inclusão" entrou em funcionamento, oferecendo um programa repleto de atividades para um grupo de alunos dos Centros de Apoio à Aprendizagem (C.A.A.) dos agrupamentos escolares de Abação, Taipas, Fernando Távora, João de Meira e Francisco de Holanda. Além dos serviços de transporte, refeições e terapias, esses estudantes têm a oportunidade de desfrutar de atividades diferentes, incluindo algumas ao ar livre.
O Plano de Atividades preparado para os meses de verão engloba a participação de diversas entidades, como a Tempo Livre, o Laboratório da Paisagem e o Centro de Ciência Viva de Guimarães, que desenvolverão atividades estimulantes, contribuindo para o enriquecimento educacional dos participantes. Além disso, a Cruz Vermelha Portuguesa, através do Projeto Comunidade Criativa da Inclusão Digital de Guimarães, promoverá aulas de inclusão digital.
No que diz respeito às atividades ao ar livre, destacam-se visita à praia e à Quinta Pedagógica "Quintas das Manas" e uma excursão ao Centro Histórico, permitindo aos alunos explorar diferentes espaços e interagir com a natureza e o património cultural, complementando o seu desenvolvimento pessoal e social.
Um dos momentos emocionantes do programa é o Contador de Histórias, no Arquivo Municipal, onde os participantes poderão ouvir contos e lendas que promovem a imaginação e o gosto pela leitura.
O Projeto "Pausas Letivas com Inclusão" ocorre durante as pausas letivas da páscoa, das férias de verão de junho e julho, em setembro, antes do arranque do ano escolar, e na interrupção do natal, abrangendo cerca de 55 alunos. Por parte da escola, é assegurado o espaço e os assistentes operacionais para que haja um acompanhamento de proximidade. Ao Município cumpre disponibilizar refeições, transportes e serviços especializados de terapia ocupacional e psicomotricidade por técnicos especializados.
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