Refeições intermédias no pré-escolar e 1º Ciclo
Refeições intermédias fornecidas nas escolas são nutricionalmente equilibradas e dispensam tempo de preparação
O Município de Guimarães implementou o fornecimento de refeições intermédias (reforço da manhã, lanche e reforço da tarde), em janeiro de 2020, no pré-escolar e 1ºciclo, com o objeto de uniformizar uma oferta alimentar saudável evitando a entrada de alimentos externos nestes estabelecimentos de educação e ensino.
O reforço alimentar da manhã destina-se a todas as crianças e alunos, ao passo que o lanche e reforço alimentar da tarde é reservado aos inscritos na Componente de Apoio à Família.
Do ponto de vista nutricional, a diferença entre os alimentos fornecidos e as opções altamente processadas muitas vezes transportadas para a escola é assombrosa: as refeições intermédias disponibilizadas pelo Munícipio estão pensadas para suprir as necessidades nutricionais da faixa etária, fornecendo, para além das calorias necessárias, hidratos de carbono complexos (reguladores da saciedade, impedem picos de açúcar no sangue), proteínas de alto valor biológico (com uma excelente absorção e utilização pelo organismo), vitaminas, minerais, fibras e uma quantidade reduzida de gordura. Por outro lado os alimentos processados acarretam um elevado valor calórico, são ricos em açúcares simples e gordura saturada e são despojados de outros benefícios nutricionais como vitaminas, minerais e fibras.
O consumo de alimentos processados relaciona-se com o desenvolvimento de excesso de peso e obesidade, diabetes, mineralização óssea inadequada e doença cardiovascular. Crianças com excesso de peso têm maior probabilidade de perpetuar problemas de gestão do peso na idade adulta. Quanto mais precoce o desenvolvimento de obesidade, maior a sua magnitude e maior a deposição de gordura, sobretudo intra-abdominal. A idade pré-escolar e escolar são por isso decisivas para a modelação de hábitos alimentares e programação da saúde a longo prazo.
Para além de as refeições intermédias fornecidas nas escolas serem nutricionalmente equilibradas, são gratuitas e dispensam tempo de preparação! Com o objetivo de promover o conhecimento acerca do tema e auxiliar na mudança de hábitos, a Divisão de Educação criou um documento onde apresenta as diferenças nutricionais (valor calórico, quantidades de açúcar, gordura e outros) entre os vários tipos de lanches.
Notícias relacionadas
-
Alunos das escolas de Guimarães vão poder “adotar” rios e ribeiras do concelhoNotícias EducaçãoNotícias geraisNotícias GMV
Alunos das escolas de Guimarães vão poder “adotar” rios e ribeiras do concelho
08 Mai -
Escola das Taipas vence concurso nacional com vídeo vimaranense anti-corrupçãoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Escola das Taipas vence concurso nacional com vídeo vimaranense anti-corrupção
27 Abr