Resíduos Seletivos Multimaterial
A recolha seletiva, e a colocação de equipamentos (ecopontos) é da gestão e responsabilidade da RESINORTE, sendo que o Município de Guimarães apenas orienta a empresa na primeira triagem dos locais para a colocação, sendo a opção final pela sua colocação da RESINORTE.
Boas Práticas
A prevenção ocupa o lugar cimeiro no ciclo de gestão de resíduos, numa estratégia tripartida: a prevenção quantitativa (redução da quantidade) de resíduos produzidos, a prevenção qualitativa (redução da perigosidade) e a diminuição de impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida. A Prevenção de Resíduos como conceito é o conjunto de medidas tomadas para evitar que uma substância, uma matéria, ou um produto, se torne num resíduo. No cenário em que a produção de resíduos não possa ser reduzida a um mínimo, deve-se priorizar a reutilização e, consequentemente, a reciclagem. O deposito em aterro deve ser reduzido ao mínimo e considerado como último recurso.
A separação de resíduos é o primeiro passo no processo de reciclagem, promovendo a poupança de matérias-primas e contribuindo para a redução de emissões de CO2 na atmosfera.
O fabrico de materiais a partir de resíduos consome menos energia do que a partir de matérias-primas virgens, poupando estas, adiamos extração de minérios, petróleo, e o abate de árvores.
Como se deve proceder à separação de resíduos nos ecopontos:
Equipamentos de Deposição
Para solicitar a colocação de um ecoponto deve efetuar o pedido à RESINORTE e/ou ao Município de Guimarães. A colocação e gestão dos ecopontos é da responsabilidade RESINORTE, pelo que o papel do Município de Guimarães é apenas de validação dos locais.