Urbanismo Digital
No âmbito do processo em curso de incremento da tramitação dos procedimentos de urbanismo em formato digital, foram introduzidas alterações na plataforma eletrónica de submissão das operações urbanísticas com o objetivo de otimizar o seu desempenho e facilitar a abordagem por parte dos utilizadores.
Deste modo, a partir do dia 1 de janeiro de 2021, passam a estar disponíveis novos modelos de requerimento, organizados em função do tipo de operação urbanística, e informação de apoio relativa aos elementos instrutórios que devem acompanhar esses pedidos.
Solicita-se, assim, que a partir dessa data os pedidos sejam formulados através dos novos requerimentos disponíveis na plataforma, tendo em consideração que os anteriores formulários não serão reconhecidos pelo sistema informático e a sua utilização inviabiliza a submissão dos respetivos pedidos.
Agradecemos a sua colaboração neste processo de melhoria.
Em caso de dúvidas : urbanismodigital@cm-guimaraes.pt
Perguntas Frequentes
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De que forma o sistema reconhece o tipo de ficheiros e os organiza?
O nome dos ficheiros não é pré-determinado, no entanto deverá permitir identificar inequivocamente o seu conteúdo. Para o efeito, e por forma a automatizar o seu carregamento na plataforma, deve seguir-se a regra:
Código do Documento ESPAÇO Descrição do Ficheiro
Onde:
O “Código do Documento” é o constante da listagem de pastas e documentos disponível no site do Município. A “Descrição do Ficheiro” é uma breve explicação do seu conteúdo.Exemplo:
ARQ14 Fotografias do local.pdf
ARQ12 Estimativa orçamental.pdf -
Problemas ao submeter requerimentos?
Não são aceites documentos manuscritos.
Os requerimentos devem ser descarregados diretamente da plataforma de submissão --> SUBMISSÃO REQUERIMENTOS
O requerimento não pode estar em PDFa.
Mantenha o formulário com aspecto editável.
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Quais são os métodos de pagamento previsto no processos sujeitos a pagamento de taxa prevista?
Na fase de análise do processo, será enviado ao requerente a entidade e uma referência multibanco, via endereço de correio elétronico/SMS.
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Consegue o requerente visualizar, ao longo da apreciação do processo, informações/pareceres?
Sim, o requerente consegue visualizar-los após notificação na área dos Serviços Online do Município.
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Quem pode submeter o requerimento?
O registo pode ser efetuado pelo técnico, funcionário do gabinete ou o próprio requerente.
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Os registos anteriormente realizados nas atuais plaformas do Município de Guimarães, migram para esta nova plataforma do Urbanismo Digital?
O Município de Guimarães está a desenvolver esforços para criar um registo unico de acesso, todavia, deverá realizar um novo registo em http://ud.cm-guimaraes.pt/.
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A submissão dos processos é exclusiva ao requerente ou possibilita a submissão de vários utilizadores (ex: arquitetura, engenharia entre outros).
Sim, a plataforma faz uma gestão diferenciada de acessos.
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Após submeter o processo será disponibilizado um relatório dos ficheiros apresentados? É ainda possivel editar o processo, nomeadamente substituir ficheiros na fase de construção do processo?
Sim, a plataforma permite editar e guardar o estado de construção do processo, ir adicionando elementos aos poucos, antes da fase de submissão.
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Existe limitação de tamanho dos ficheiros a submeter?
Sim, cada folha de um ficheiro não deve ocupar mais do que 500kb e o ficheiro final deve ter um tamanho máximo de 30MB.
Para mais informações consulte: https://www.cm-guimaraes.pt/cmguimaraes/uploads/writer_file/document/8151/normas_tecnicas.pdf
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Tenho de registar o requerente?
Sim tem de o registar, e ativar a sua conta. No entanto pode submeter o requimento pelo login do gabinete.
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Erro no comprovativo de submissão dos documentos?
Caso surja este erro, após a submissão dos documentos na plataforma.
Este erro está relacionado com o bloqueio de pop-ups do seu browser (i.e. Chrome).
Recomendamos a utilização do IExplorer ou o desbloqueio dos pop-ups INSTRUÇOES