Workshop sobre Economia Circular abre a Plataforma China-Europa para a Água
O Workshop começou ao início da tarde desta quarta-feira, 6 de novembro, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Azurém.
Ao início da tarde desta quarta-feira, 6 de novembro, deu-se início ao programa da Plataforma China-Europa para a Água, com a realização de um Workshop sobre Economia Circular que reuniu especialistas e membros das administrações públicas do governo da China e de Estados-Membro da União Europeia. A presidir a mesa protocolar estiveram Zhu Wei, Vice-diretor Geral do Ministério dos Recursos Hídricos da Bacia de Taihu, na China, e Vasco Fitas Cruz, Professor Associado da Universidade de Évora, para além da representante do Governo Português, a Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, da representante da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente, e da representante da Universidade do Minho, Laurinda Leite.
Na sua intervenção, Sofia Ferreira fez questão de agradecer a escolha de Guimarães para palco desta importante plataforma de discussão internacional sobre a Água, uma cidade que, nas suas palavras, “tem vindo a contribuir de uma forma clara para a implementação de boas práticas na área da sustentabilidade ambiental e, em particular, na qualidade da água e na limpeza dos rios”. Dirigindo-se aos presentes, a Vereadora lembrou que Guimarães tem um Centro Histórico classificado como Património Cultural da Humanidade, foi Capital Europeia da Cultura, em 2012, Cidade Europeia do Desporto, em 2013, e candidata a Capital Verde Europeia 2020, este último facto relevante para o interesse que esta conferência internacional vem despertar em todos quantos se preocupam com um dos recursos vitais para a vida, a Água.
Após as intervenções protocolares, o Workshop iniciou-se com uma apresentação da Secretária de Estado, Inês Costa, abrindo o painel dedicado à abordagem geral sobre a Economia Circular.
O programa da Plataforma China-Europa para a Água continua amanhã, quinta-feira, 7 de novembro, com o tema “Impacto das Mudanças Climáticas na Gestão dos Recursos Hídricos na Europa e na China”, que decorrerá após o almoço no Hotel de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul