Adiada cerimónia de entrega de prémios do Green Project Awards 2015
Anúncio dos vencedores da 8ª edição estava inicialmente marcado para esta terça-feira, 15 de setembro, em Lisboa. Horta Pedagógica de Guimarães, com 10 hectares de terreno no coração da cidade, é projeto finalista.
A organização alterou a data da entrega dos troféus aos vencedores da 8ª edição do Green Project Awards, iniciativa de âmbito ambiental na qual Guimarães é uma das cidades finalistas, tendo candidatado a Horta Pedagógica à categoria “Consumo Sustentável”, à qual concorrem mais seis projetos a nível nacional. Os vencedores serão conhecidos durante a realização de uma cerimónia cuja data será oportunamente divulgada pela entidade promotora.
O Green Project Awards é um projeto internacional, com edições em Portugal, no Brasil e em Cabo Verde. Após a receção de mais de 1000 candidaturas e a distinção de mais de 80 projetos e iniciativas, este concurso, que já vai na sua 8ª edição, mantém o seu propósito inicial de reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
Premiar e reconhecer boas práticas como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a sociedade civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social, são alguns dos objetivos do Green Project Awards Portugal 2015, que procura uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.
A Horta Pedagógica de Guimarães, uma das primeiras do país, está inserida numa área agrícola por excelência, na Veiga de Creixomil, a uma altitude média de 152 metros, inserida na sub-bacia hidrográfica do rio Selho, sendo atravessada pela Ribeira de Couros. 525 utentes ocupam um total de 6,5 hectares de terreno no coração da cidade, num espaço privilegiado de lazer e convívio com a natureza, juntando aos 3,5 hectares para projetos inovadores da base agrícola. Os solos da Horta Pedagógica estão classificados na Reserva Agrícola Nacional, Reserva Ecológica Nacional e Domínio Hídrico.
Notícias relacionadas
-
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul -
Remoção da vegetação na Muralha da cidade só é possível após a nidificação do andorinhão-preto
Remoção da vegetação na Muralha da cidade só é possível após a nidificação ...
19 Jul