Câmara de Guimarães distribui 4 mil sacos de pano no Mercado para diminuir uso de plástico
Ação insere-se na estratégia de Guimarães e da Estrutura de Missão 2030 para o desenvolvimento sustentável.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, dão início à campanha de sensibilização para a diminuição do uso de plástico, na próxima sexta-feira, pelas 09h30, com o momento simbólico da entrega de sacos de pano aos comerciantes do Mercado Municipal.
Esta campanha tem como objetivo a distribuição de quatro mil sacos de pano aos comerciantes do Mercado Municipal, para distribuição pelos seus clientes com vista a sensibilizar para a diminuição do uso de plástico.
Esta ação insere-se na estratégia de Guimarães e da Estrutura de Missão 2030 para o desenvolvimento sustentável e do plano de ação elaborado com vista à diminuição do uso de plásticos, decorrente do compromisso assumido pelo Município de Guimarães na redução da utilização de plástico de uso único no Fórum Ambiental da Eurocities, em outubro de 2019.
A produção global de plástico aumentou 20 vezes desde a década de 1960. Todos os anos, os europeus produzem 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos, dos quais menos de 30% são recolhidos e reciclados, enquanto que 85% do lixo plástico é encontrado nas praias de todo o mundo. As Nações Unidas estimam que apenas 9% do plástico é reciclado globalmente, sendo os sacos plásticos o segundo maior resíduo encontrado à superfície do mar.
Esta medida insere-se também na Diretiva Europeia 2015/720, de 29 de abril de 2015, que refere que o nível de consumo anual não exceda os 40 sacos de plástico leves por pessoa até 31 de dezembro de 2025.
Esta ação visa ainda o objetivo 12 do ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), relativamente à produção e consumos sustentáveis dado que reflete a minimização da produção de resíduos e o incentivo da compra dos produtos no mercado municipal, com a mensagem “Vamos ao Mercado” que promove a compra no comércio tradicional a cultura e os produtos locais.