Guimarães assina protocolo com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Sessão contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.
A Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito de uma reunião realizada na CIM do Ave, assinou esta quarta-feira o protocolo sobre a nova geração de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), numa sessão presidida pela Secretária de Estado, Rosa Monteiro, e com as presenças do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
Recorde-se que o Município de Guimarães, desde 2001, assumiu como objetivo estratégico a promoção da igualdade entre homens e mulheres, contando com uma Conselheira Municipal para a Igualdade e com um gabinete criado para este fim que tem desenvolvido um trabalho considerável de informação e de apoio junto das escolas, das famílias e da comunidade em geral.
Este novo protocolo prevê contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, não discriminação e não-violência, junto das populações.
Trata-se de um protocolo previsto na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, tendo como objetivo reforçar o compromisso mútuo, estabelecendo linhas orientadoras seguras no percurso dos municípios, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual (ENIND).
“A Câmara de Guimarães tem um trabalho efetuado nesta área, mas reconhecemos que este protocolo é mais exigente ao qual se pretende dar uma resposta eficiente, cumprindo os desígnios plasmados no nosso Plano Municipal para a Igualdade de Género”, destacou a Vereadora da Câmara de Guimarães, Paula Oliveira.
Constitui estratégia do Município de Guimarães “a promoção da coesão e da justiça social, pilares essenciais para um desenvolvimento sustentável do concelho, e esses desígnios apenas serão possíveis tendo presentes as necessidades, expectativas e aspirações de homens e mulheres, beneficiando de forma transversal das suas múltiplas e diversificadas competências neste propósito de se ir construindo uma sociedade mais justa”, salientou ainda a Vereadora da Câmara de Guimarães.
Na sessão de assinatura dos protocolos marcaram ainda presença os representantes dos Municípios de Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
Notícias relacionadas
-
Dia Internacional da Mulher em GuimarãesNotícias Social
Dia Internacional da Mulher em Guimarães
07 Mar -
Cinquenta e oito ações depois, projeto “+Acesso para Todos” chega ao fimNotícias Social
Cinquenta e oito ações depois, projeto “+Acesso para Todos” chega ao fim
19 Mai