Memórias da Capital Europeia da Cultura 2012 retratadas numa centena de publicações
Edições disponíveis ao público a partir do próximo sábado, na loja do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Sob o lema “Fazemos Parte da Memória”, a Câmara Municipal de Guimarães lança uma campanha de revivificação das memórias da Capital Europeia da Cultura 2012. Dez anos depois, algumas das edições que foram preparadas no âmbito da CEC2012 vão poder ser adquiridas, juntando-se a um conjunto alargado de publicações que estão há vários anos disponíveis na Loja do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).
A apresentação desta campanha está agendada para o próximo sábado, 26 de março, pelas 16h00, na loja do CIAJG. Estas edições poderão ser adquiridas a preços simbólicos (10 anos, 10 edições, 10 Euros), e outras com descontos generosos.
Cumprindo um dos objetivos da maioria das áreas programáticas da Capital Europeia da Cultura, a vertente editorial foi encarada como um veículo que ampliaria e diversificaria o conhecimento do património histórico-cultural vimaranense, interpretando-o e acrescentando conhecimento sobre a presença cultural de Portugal, e em particular de Guimarães, na Europa e no Mundo. Daí resulta um património de cerca de uma centena de edições, cujo interesse não as fixou no passado, por conterem nelas muito futuro.
Este conhecimento e partilha de histórias surge a partir das figuras mais relevantes de Guimarães ou dos seus vestígios históricos, sociais, artísticos, intelectuais e das memórias coletivas que agora passam a ser partilhadas através de publicações.
Deste momento, fará ainda parte uma visita ao iPoint da Contextile, na Rua Paio Galvão, onde estarão algumas das obras resultantes das edições anteriores da Bienal de Arte Têxtil, assinalando os 10 anos da CEC, 10 anos da Contextile e 10 anos do CIAJG.
Notícias relacionadas
-
Enter the Void do IPCA regressa a Guimarães
Enter the Void do IPCA regressa a Guimarães
11 Jun -
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 de setembro
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 ...
28 Mai