Guimarães assume “Compromisso pela Bicicleta”
Promover o uso regular da bicicleta é um dos objetivos da plataforma à qual aderiu Guimarães. Lançamento do projeto marcado para o dia 26 de abril.
Mais bicicletas, melhores cidades, sociedade e economia mais saudáveis. Em traços gerais são estes os objetivos da plataforma Compromisso pela Bicicleta, lançado este ano pela Universidade de Aveiro e que o Município de Guimarães integra a partir de agora. No dia 26 deste mês, às 17:30 horas, no COMUR – Museu Municipal da Murtosa, no distrito de Aveiro, terá lugar uma apresentação pública do projeto.
Guimarães, cidade fundadora do país e Património Cultural da Humanidade, assume com entusiasmo a partilha, com vários parceiros, de um “Compromisso pela Bicicleta”, integrando-o na candidatura que está a preparar para Capital Verde Europeia em 2020 e através da qual têm sido desenvolvidas várias estratégias de educação e sensibilização para o uso e promoção da bicicleta.
Com o tema da mobilidade em bicicleta a ganhar cada vez mais destaque na Europa, e também em Guimarães - que se prepara para lançar a obra de uma via ciclável que vai ligar todo o Concelho-, pelo impacto dos investimentos públicos realizados nas grandes cidades, e pelo reconhecimento pela Comissão Europeia da importância da bicicleta como um modo e como um contributo para o crescimento económico.
Gestão da mobilidade
O objetivo do Compromisso pela Bicicleta é colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do setor, empresas em geral, organizações da sociedade civil) e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico.
Entre outros objetivos, o projeto visa, por exemplo, aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola); reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração; incentivar a aquisição de bicicletas e estimular a produção nacional; reduzir a sinistralidade rodoviária; estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade; reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, qualificar e humanizar o espaço público das cidades.
A iniciativa pretende igualmente estimular as diferentes organizações participantes a promover o uso regular da bicicleta junto dos seus trabalhadores, clientes, visitantes, associados ou do público em geral. Trata-se, assim, de um exercício de gestão da mobilidade aplicada a todas as organizações públicas e privadas.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan