Zona de Couros—Inscrição na Lista Indicativa (2016)
Proposta de inscrição da Zona de Couros na lista indicativa da UNESCO
Nota introdutória
A proposta de inscrição na Lista Indicativa ao Património Mundial, apresentada em 2015, constituiu o primeiro procedimento formal no sentido da classificação da Zona de Couros como Património Cultural da Humanidade.
A área classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade em 2001 coincide, na sua delimitação, com a antiga muralha medieval que cercava a vila de Guimarães. A sua zona tampão, de proteção à área classificada, abrange áreas de desenvolvimento urbano contemporâneo ao “Centro Histórico“ classificado, bem como áreas de expansão recente. O novo Bem (Couros) proposto para classificação insere-se em grande medida na zona tampão suprarreferida mas os seus limites, ainda em definição, serão mais alargados.
Os critérios de classificação do “Centro Histórico de Guimarães” são aplicáveis à Zona de Couros e a proposta que apresentamos não contraria o entendimento da cidade como um todo, um sistema, onde cada parte é determinante na interacção histórica, cultural, social e económica.
A Zona de Couros oferece um valor único a Guimarães e ao Mundo. Esse reconhecimento motivou a presente candidatura.
Alexandra Gesta e Ricardo Rodrigues, 2015
Índice
- Zona de Couros