Investir
O Município de Guimarães está a realizar uma aposta no investimento económico no sentido de atrair e consolidar o tecido empresarial local O concelho dispõe de recursos humanos e equipamentos de excelência e, com o objetivo de apoiar jovens empreendedores durante o seu percurso profissional, o Executivo liderado por Domingos Bragança pretende apoiar na conceção e criação de estratégias e políticas para o desenvolvimento e dinamização económica.
O concelho de Guimarães ocupa os primeiros 10 lugares a nível nacional, na análise realizada ao desempenho das Autarquias portuguesas nas áreas do investimento, turismo e qualidade de vida. Na lista das 10 melhores cidades, Guimarães é a 3ª da região Norte com melhor índice e a 9ª entre 308 Municípios, tendo obtido a melhor classificação no parâmetro relacionado com a atração de investimento, segundo um estudo realizado pela empresa Bloom Consulting.
De acordo com os dados divulgados, Guimarães faz parte das áreas mais industrializadas do Norte, “onde a robustez e o ambiente negocial criam melhores oportunidades para os seus residentes”, sendo a segunda cidade que não é capital de distrito a ocupar um lugar no ranking nacional.
O Município Vimaranense apresenta uma estratégia para a valorização económica da cidade e do concelho, com base na captação de investimento, tendo como referência os seguintes pressupostos:
• Promoção da internacionalização e da capacidade competitiva da economia da cidade e do concelho numa escala global;
• Potenciação da inovação, criatividade e do espírito empreendedor dos vimaranenses;
• Consolidar Guimarães num espaço de experiências com as mais-valias que lhes estão associadas;
• Posicionar a cidade nas principais redes de produção e criação de valor;
• Criação, atração e retenção de talentos, empresas, investimentos e atividades em clusters estratégicos;
• Colocar Guimarães nas principais rotas de projetos e redes internacionais.