Alunos de Guimarães participam nos Intercâmbios Escolares do Eixo Atlântico
Neste intercâmbio, os alunos puderam partilhar tempo, jogos e aprendizagem, "dando corpo a uma realidade que é preciso lembrar, na qual a Galiza e o norte de Portugal têm uma união certa, a irmandade da língua é também a dos costumes", indicaram desde a Câmara Municipal de Ribeira.
Os alunos do 6.º B do Agrupamento de Escolas de Abação visitaram Ribeira-Galiza nos passados dia 9 e 10 de maio, no âmbito dos Intercâmbios Escolares do Eixo Atlântico. Esta é a quarta cidade do referido Eixo Atlântico com a qual a Comarca de Barbança realiza um intercâmbio escolar, depois de Santa Maria da Feira, Vila Real e Braga, com as quais colaborou em experiências frutíferas, nas quais estudantes dos 8 aos 12 anos puderam partilhar tempo, jogos e aprendizagem, "dando corpo a uma realidade que é preciso lembrar, na qual a Galiza e o norte de Portugal têm uma união certa, a irmandade da língua é também a dos costumes", indicaram desde a Câmara Municipal de Ribeira.
Após a receção oficial que teve lugar na sala de exposições do centro cultural Lustres Rivas, os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada pelo centro urbano de Ribeira e pela Sala Museu Municipal. Durante a tarde, realizaram outra visita guiada às instalações da lota e posteriormente puderam conhecer a pé o litoral da Ria de Arousa, desde o centro da cidade até à costa continental do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza, com tempo de lazer na praia e jogos em conjunto. Por último, assistiram a um encontro com as autoras de "Ouveos fractais", Patricia Torrado Queiruga, e com a harpista Clara Pino no referido centro Lustres Rivas.
Este intercâmbio contou, ainda, com uma receção na Bienal de Pintura do Eixo Atlântico pela vereadora da Educação do Município de Ribeira, Cruz Rivadulla Márquez. Como não poderia deixar de ser, os alunos de Guimarães foram recebidos também no CEIP de Oliveira por toda a comunidade educativa, com a Festa do Maio, onde se dança ao som de gaitas de foles e pandeiretas em torno de uma estrutura de flores, para despedida do inverno e dando as boas vindas à primavera.
Notícias relacionadas
-
Guimarães defende uma cidade moderna centrada nas pessoasNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães defende uma cidade moderna centrada nas pessoas
15 Mar -
Domingos Bragança eleito para a Comissão Executiva do Eixo AtlânticoNotícias geraisOutras Notícias
Domingos Bragança eleito para a Comissão Executiva do Eixo Atlântico
23 Fev