Dia Mundial do Refugiado Celebrado em Guimarães
Os refugiados enfrentam desafios imensos, deixando para trás não apenas as suas posses materiais, mas também as suas raízes, cultura e muitas vezes as suas famílias.
No passado dia 20 de junho, promoveu-se uma mesa redonda na Biblioteca Municipal Raul Brandão, para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, data de enorme importância no calendário global. Este dia, instituído pelas Nações Unidas, é dedicado a homenagear a força, a coragem e a resiliência de milhões de pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas em busca de segurança e uma vida digna.
Os refugiados enfrentam desafios imensos, deixando para trás não apenas as suas posses materiais, mas também as suas raízes, cultura e muitas vezes as suas famílias. Fogem de conflitos, perseguições e violências indescritíveis, e a sua jornada é marcada por incertezas e adversidades.
Naquela data, os participantes tiveram oportunidade de ouvir, em mesa redonda, representantes de várias entidades com trabalho na área de integração de pessoas refugiadas, nomeadamente a Adolescere (Associação de Apoio à Criança e Adolescente) sediada em Braga, a Associação de Apoio à Criança de Guimarães, o consórcio Guimarães Acolhe, e Casa do Professor de Braga, que partilharam uma visão geral de todo o trabalho desenvolvido junto desta população nos últimos anos e dos desafios futuros.
A segunda parte do programa contemplou a partilha de experiencias de quatro cidadãos refugiados, a residir em Guimarães e Braga, provenientes de quatro países distintos: Colômbia, Irão, Síria e Guiné-Bissau.
Paralelamente, e por iniciativa da Associação de Solidariedade Social dos Professores de Guimarães, teve lugar uma atividade intergeracional para assinalar a data, onde se abordou o tema do asilo e migrações, conceitos e desafios bem como o papel do consórcio Guimarães Acolhe.
Notícias relacionadas
-
Guimarães – ExcentriCidade prepara forte programação de teatro, música e uma residência artística para o início de 2023Notícias CulturaNotícias gerais
Guimarães – ExcentriCidade prepara forte programação de teatro, música e uma ...
09 Fev -
Guimarães “Desporto Carbono Zero” convoca 55 clubes do concelhoNotícias DesportoUrbanismo e Ambiente
Guimarães “Desporto Carbono Zero” convoca 55 clubes do concelho
08 Fev