Guimarães representado em Bruxelas para primeiro encontro presencial do Intelligent Cities Challenge (ICC)
O Intelligent Cities Challenge (ICC) visa apoiar cidades na transição para uma economia verde e digital através de Acordos Ecológicos Locais e tem como objetivo capacitar as cidades europeias para explorar o potencial das tecnologias avançadas.
O Município de Guimarães, comprometido com a adoção de estratégias inovadoras para um crescimento sustentável, tornou-se um dos participantes ativos do programa Intelligent Cities Challenge (ICC), que reúne 100 cidades europeias que procuram o desenvolvimento inteligente e sustentável, através da implementação de tecnologias avançadas.
Promovido pela Comissão Europeia, o Intelligent Cities Challenge (ICC) visa apoiar cidades na transição para uma economia verde e digital através de Acordos Ecológicos Locais e tem como objetivo capacitar as cidades europeias para explorar o potencial das tecnologias avançadas, visando melhorar a competitividade económica, a resiliência social e a qualidade de vida dos seus cidadãos.
No âmbito desta iniciativa, Guimarães marcou presença nos dias 23 e 24 de novembro no ICC - Strategy City Lab, sediado em Bruxelas. Este evento, o primeiro encontro presencial do Desafio das Cidades Inteligentes (edição 2022-2025), reuniu mais de 225 membros da comunidade ICC, incluindo especialistas em desenvolvimento urbano e transição, fornecedores de soluções de tecnologia verde e digital, académicos e representantes da Comissão Europeia.
O evento de dois dias, decorrido em Bruxelas, teve como objetivo promover a partilha de ideias, visando alimentar o estabelecimento de parcerias integradas no âmbito do Local Green Deal. Esta iniciativa procura impulsionar estratégias e ações locais focadas no desenvolvimento sustentável, estimulando a partilha de conhecimento e recursos entre os participantes.
A presença ativa de Guimarães no ICC reflete o compromisso do concelho em adotar soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para impulsionar um crescimento inteligente e sustentável, contribuindo assim para o desenvolvimento global das comunidades locais e reforçando a posição de vanguarda de Guimarães no contexto europeu.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Arranca hoje o Festival Guimarães ClássicoDestaque Homepage
Arranca hoje o Festival Guimarães Clássico
12 Ago