Instituto de Design de Guimarães recebe lançamento do projeto “Wear Sustain”
Artistas, designers e outros criativos juntam-se a profissionais da área da engenharia e tecnologia com objetivo de provocar a mudança na indústria dos têxteis inteligentes e tecnologia wearable no contexto da economia circular.
A apresentação do projeto “Wear Sustain” terá lugar no Instituto de Design de Guimarães nos dias 6 e 7 de dezembro, fruto da cooperação entre o Município de Guimarães, através da Divisão de Desenvolvimento Económico, e a IrRADIARE, Science for evolution®, e em sintonia com o projeto Wear Horizonte 2020.
“Wear Sustain” é o nome do projeto que visa reunir artistas, designers e profissionais da indústria têxtil com profissionais da área da engenharia e tecnologia para, em parceria, desenvolverem a próxima geração de vestuário e têxteis inteligentes. O objetivo é o desenvolvimento de soluções que aliem a estética, a ética e a responsabilidade social à componente tecnológica.
O projeto “Wear Sustain" será apresentado durante a sessão, seguindo-se um enquadramento da realidade, atividade e importância da indústria têxtil em Guimarães. O evento contará ainda com sessões de cocriação, trabalho e desenvolvimento de ideias entre os participantes. Neste projeto, os candidatos podem participar individualmente ou em equipa. As inscrições terminam em 15 de janeiro de 2018. Cada uma das 48 equipas selecionadas poderão receber 50 mil euros para desenvolver o seu protótipo, que terá a possibilidade de ser exibido em final de 2018.
A apresentação do programa dividir-se-á pelos dois dias, 6 e 7 de dezembro. As comunicações dos oradores convidados acontecem no dia 6, quarta-feira, e as demonstrações com materiais terão lugar no dia 7, quinta-feira. A participação no evento é gratuita e está aberta a artistas, designers, profissionais da indústria têxtil, especialistas em engenharia e tecnologia, ou outras profissões ligadas à temática em causa. A inscrição é obrigatória e pode ser feita em <https://www.eventbrite.co.uk/e/wear-sustain-open-call-2-launch-for-southern-europe-guimaraes-portugal-tickets-38539002193>.
O projeto WEAR (Wereable technologists Engage with Artist for Responsibe Innova on) Sustain 2020 é um projeto financiado pelo Horizonte 2020. Teve início em janeiro de 2017 e termina em dezembro de 2018, representando um dos três projetos principais da iniciativa STARTS.
Notícias relacionadas
-
Debate IDEGUI 10+10 pretende refletir os primeiros dez anos da instituiçãNotícias gerais
Debate IDEGUI 10+10 pretende refletir os primeiros dez anos da instituiçã
05 Dez -
Guimarães presente na ‘Smart City Expo World Congress’ em BarcelonaNotícias DDE
Guimarães presente na ‘Smart City Expo World Congress’ em Barcelona
26 Out