Já são conhecidos os vencedores do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea
Bernardo Luís Campos Pinto da Cruz e João Carlos dos Santos Moreira são os vencedores da edição de 2023 em condições de igualdade
Reuniu o júri do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, que foi presidido pela Prof.ª Fátima Moura Ferreira, da Universidade do Minho e que contou como vogais, com a Prof.ª Irene Vaquinhas, da Universidade de Coimbra, e o Prof. Sérgio Campos Matos, da Universidade de Lisboa.
Trata-se de um Prémio instituído há 31 anos pelo Doutor Victor Sá, para premiar trabalhos de investigação sobre História Contemporânea de Portugal, distinguindo jovens investigadores, e que se tornou o mais prestigiado Prémio nesta área, a nível nacional.
A concurso estavam 8 obras, na sua maioria teses de doutoramento, numa edição muito participada como aliás já se tornou um hábito, o que demonstra quer o prestígio alcançado quer a vitalidade da historiografia portuguesa contemporânea.
Os premiados em 2023 apresentaram-se a concurso com teses de doutoramento e foram os seguintes:
1º Prémio – ex-aequo
- Bernardo Luís Campos Pinto da Cruz, com a obra, As origens institucionais da moderação da violência: regedorias e políticas de concentração em Angola ( 1914-1974).
- João Carlos dos Santos Moreira, com a obra, Intelectuais portugueses e a ideia de esquerda num tempo de transição (1968-1986) - Os casos de António José Saraiva, Eduardo Prado Coelho e João Martins Pereira.
Menção Honrosa:
- José Miguel Moura Ferreira, com a obra As novas conquistas: florestas, agricultura e colonialismo em Goa ( c. 1763-1912).
No próximo dia 14 de Dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, ocorrerá a sessão pública da atribuição dos Prémios bem como a apresentação dos trabalhos vencedores.
Notícias relacionadas
-
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 de setembro
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 ...
28 Mai -
Abertas candidaturas ao Prémio de História Alberto SampaioNotícias Cultura
Abertas candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio
04 Abr