Projeto ERASMUS+ de literacia em Inteligência Artificial capacita alunos para desafios futuros
Projeto ERASMUS+ "Artificial Intelligence learning modules to adapt VET to the digital transformation of the labour market" junta três universidades e três escolas com Ensino e Formação Profissionais na Escola Secundária das Taipas.
Este projeto surge com o intuito de fazer face à falta de preparação no âmbito da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas educativos, principalmente a nível pré-universitário e consiste no desenvolvimento de um currículo e de literacia específica sobre a IA, a fim de preparar os alunos neste domínio, de um modo formal. Pretende implementar módulos de formação para o Ensino e Formação Profissionais (EFP), com enfoque em três áreas de aplicação chave: Visão Computacional, Robótica e Ambientes dotados de Inteligência e Internet das Coisas (IoT). A formação formal nestes tópicos trará a estes formandos novas oportunidades no mercado de trabalho em diversos setores, como a Indústria 5.0, Ambientes Inteligentes, Veículos Autónomos entre outros, aumentando a atratividade do EFP de uma forma direta. Além disso, a formação em competências digitais novas e avançadas, como a IA, contribui claramente para a inovação do EFP na região.
Este projeto é uma parceria entre 3 universidades europeias, a Universidade da Corunha, em Espanha (coordenadora do projeto), a Universidade do Minho, em Portugal e a Universidade de Liubliana, na Eslovénia. Associada a cada uma das universidades está uma escola com EFP: o Centro Integrado de Formación Profesional Rodolfo Ucha Piñeiro, em Ferrol, Espanha; a Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, Portugal e Solski Centre Velenia, em Velenje, Eslovénia.
A equipa da Universidade do Minho é constituída pelos professores do Centro ALGORITMI/LASI e do Departamento de Informática da Escola de Engenharia, na área de: Inteligência Artificial, Paulo Novais e Dalila Durães; Comunicações, António Costa e do Instituto da Educação, António Osório. Os professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas envolvidos são os professores António Pedro Silva, Cláudia Domingues e Carla Abreu.
Desde Domingo, dia 21 e até ao dia 26 de abril, está a decorrer a segunda atividade (Training Activities) na Escola Secundária de Caldas das Taipas, com todos os alunos e professores envolvidos dos três países. Foram, ainda, recebidos no dia 23 no salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, pela vereadora com responsabilidades na área da Educação, Adelina Pinto.