Projetos de Guimarães na área das Smart Cities apresentados na Universidade das Nações Unidas EGOV
Seminário sobre a “Missão de Smart Cities na Índia” registou o exemplo do trabalho desenvolvido de duas nações historicamente ligadas.
Os projetos desenvolvidos no âmbito das Smart Cities (Cidades Inteligentes) pelo Município de Guimarães foram apreciados no decorrer do seminário “Missão Smart Cities na Índia”, numa análise aos planos nacionais e locais, organizado pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV).
Nuno Lopes, coordenador da linha de investigação “Smart Governance for Sustainable Cities and Communities” da UNU-EGOV, apresentou alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos nesta área, evidenciando que “as parcerias internacionais com organizações como o Banco Mundial, a União Internacional das Telecomunicações e a European Alliance for Innovation são essenciais para construir conhecimento e capacidades no domínio das Smart Cities. E envolver os municípios neste debate é fulcral para o desenvolvimento futuro de políticas fortes de governação inteligente”.
Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, Sérgio Gonçalves apresentou os projetos do município na área das Smart Cities destacando a ”cooperação entre duas nações historicamente ligadas, como são os casos de Portugal e Índia”, sublinhando a “importância de continuar a trabalhar em conjunto e a aprender mutuamente com as estas experiências. O futuro das Smart Cities irá certamente beneficiar deste tipo de cooperação”, concluiu.
O evento contou também com a presença de Vikas Kanungo do grupo do Banco Mundial, Consultor Sénior em Smart Cities and Mobile Governance, e de P.V. Jaganmohan, Comissário da cidade de Bareilly, e Swayan Chaudhuri, Diretor da Missão de Smart Cities e da AMRUT que salientou que “o Estado de Goa mantém relações históricas robustas com Portugal, e nós acreditamos que é da maior importância que continuemos a investir na construção de parcerias duradouras para melhorar as condições de vida nas cidades, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o crescimento”.
O seminário sobre a “Missão de Smart Cities na Índia”, que teve lugar no dia 10 de maio, na Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), teve como objetivo a discussão de conceitos-chave relacionados com as Cidades Inteligentes e Sustentáveis e a forma como as autoridades Indianas responsáveis pela implementação das Smart Cities estão a trabalhar esse tópico.
Notícias relacionadas
-
Guimarães participa na Conferência da ICC e no Fórum de Negócios dos Presidentes de CâmaraDestaque Homepage
Guimarães participa na Conferência da ICC e no Fórum de Negócios dos ...
26 Jun -
Guimarães representado em Bruxelas para primeiro encontro presencial do Intelligent Cities Challenge (ICC)Notícias geraisOutras Notícias
Guimarães representado em Bruxelas para primeiro encontro presencial do ...
24 Nov