Guimarães lança projeto de enoturismo para potenciar oferta de turismo
São oito os parceiros que fazem parte deste projeto inicial desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães.
No âmbito da valorização crescente do enoturismo, foi apresentado esta segunda-feira, 22 de outubro, o projeto “Enoturismo em Guimarães”, com protocolos estabelecidos entre a Câmara Municipal de Guimarães e oito Adegas Vinícolas do concelho: Adega Cooperativa de Guimarães, Casa de Sezim, Quinta da Aveleira, Quinta da Cancela, Quinta de S. Gião, Quinta do Ermízio, Quinta do Picouto de Cima e a Quinta Eira do Sol.
“É possível verificar que o enoturismo revela uma importância crescente ao longo dos últimos tempos e este projeto será uma mais valia para o turismo, proporcionando ainda a dinamização do setor económico. Estamos cientes que esta tendência acarreta novas responsabilidades e abre novos desafios, para os quais queremos dar a melhor resposta ao qualificar a nossa oferta e capitalizar as vantagens possíveis neste setor”, apontou a Vereadora do Turismo da Câmara de Guimarães.
Sofia Ferreira enalteceu o “trabalho em parceria com o setor privado”, considerando uma estratégia para potenciar o turismo a fim de “combater a sazonalidade” e também “elevar o tempo de permanência do turista no nosso território”, salientou a Vereadora. A implementação deste projeto visa, desta forma, diversificar a oferta turística, minimizar a sazonalidade da procura turística, bem como fixar o turista no concelho de Guimarães, entre outros, garantindo ainda participação dos stakeholders locais.
A sessão contou com a presença do presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, que elogiou a estratégia assumida pelo Município de Guimarães. “O Vinho Verde tem crescido muito ao nível da exportação e perspetiva-se um crescimento ainda maior. Esta região tem um enorme potencial e é importante este trabalho em rede, com a Câmara Municipal a assumir a preocupação nesta área para o desenvolvimento do concelho”, referiu.
Em representação dos parceiros, Arthur Carvalho, considerou que o enoturismo “deve ser um canal de distribuição privilegiado” na promoção do território, realçando que os próprios turistas podem ser considerados “embaixadores” do Vinho Verde.
O presente projeto possibilitará aos turistas uma experiência vínica e gastronómica, a qual se irá traduzir em visitas guiadas às Adegas com prova e compra de vinhos, participação nas atividades agrícolas e nas vindimas ou mesmo a dormida em algumas destas Quinta vinícolas, entre outros. Naturalmente, está aberto a novas parcerias.
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