Guimarães marcou presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
O Município de Guimarães apresentou alguns casos de sucesso que refletem o ecossistema de inovação territorial.
O Município de Guimarães esteve no Brasil, onde participou na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, juntamente com outros Municípios portugueses, brasileiros, e de fronteiras na América do Sul, enquadrada na última visita técnica no âmbito do projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, uma ação internacional executada pela CNM - Conferderação Nacional de Município e pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, e do qual o Município de Guimarães integra.
Na sua participação na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Divisão de Desenvolvimento Económico, através de Marta Mota Prego e Flávio Freitas, tiveram a oportunidade de dinamizar a palestra “Guimarães como Laboratório de Inovação”, onde apresentaram alguns casos de sucesso que refletem o ecossistema de inovação territorial. Ainda, e a convite do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a comitiva marcou presença na Arena "Encontro de boas práticas de enfrentamento a violência contra a mulher”, onde partilhou a experiência de cooperação entre o município de Guimarães (PT) e Santarém (BR) através do projeto “Guimarães Une”.
Guimarães Une inspira Município brasileiro de Santarém a criar uma plataforma que pretende integrar mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho
O InovaJuntos une ainda Guimarães e Santarém, Município brasileiro, que tem vindo a desenvolver uma plataforma que nasceu com profunda inspiração na Guimarães Une (plataforma desenvolvida pelo Município de Guimarães), e que visa criar ligações entre mulheres vítimas de violência doméstica e o mercado de trabalho. Neste sentido, a visita técnica serviu para ativar a rede de trabalho que implementará o projeto, tendo sido realizadas reuniões de trabalho com vista a preparar o lançamento da plataforma “Santarém Une” e a operacionalização da ação, nomeadamente com a rede de defesa e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e com a Associação Comercial e Industrial de Santarém.
Pelo bom exemplo de boa prática que representa, a cooperação entre os Municípios de Guimarães (PT) e Santarém (BR), Santarém Une – Mulheres de Tapajós, foi selecionada para integrar o evento “Circuito Urbano”, no âmbito do programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promovido pela ONU, e com foco no desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo para todas as pessoas.
Guimarães em São Bento do Sul para promover o empreendedorismo e partilhar a experiência de classificação conhecimentos relacionados com o Património da UNESCO
A comitiva vimaranense esteve ainda no Município de São Bento do Sul para consolidar as ações em desenvolvimento no âmbito dos acordos de cooperação assumidos pelas duas cidades.
Neste âmbito, e a convite do Município brasileiro, Guimarães integrou o painel de jurados do Hack IoT Planalto Norte 2024, uma ação inspirada no Set.Up In(dustry), que consiste num programa de aceleração e incubação para startups que desenvolvem produtos ou serviços de forte pendor digital e tecnológico com aplicação industrial, um projeto criado e dinamizado pelo Município de Guimarães, através do Set.Up Guimarães.
No âmbito do projeto de cooperação para a reabilitação do Prédio Manoel Tavares, único exemplar de arquitetura portuguesa presente neste município, Guimarães dinamizou a palestra “A Valorização do Legado Histórico de Guimarães e o seu Reconhecimento pelo Património Mundial da Unesco”. O painel de discussão focou-se no processo de reabilitação do prédio público, combinando a experiência de Guimarães enquanto Património Mundial da Humanidade e o conhecimento local da universidade.
Sobre o InovaJuntos
O projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, uma ação internacional executada pela CNM e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que conta com o apoio financeiro da União Europeia, e do qual o Município de Guimarães faz parte.
O InovaJuntos tem como objetivo fomentar intercâmbios entre políticas locais inovadoras voltadas para a promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável, envolvendo iniciativas portuguesas, brasileiras e de outros países da América Latina.
Ao nível internacional, o projeto atua com foco na Agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães tem estudo elaborado para ampliar Parque Industrial de PonteNotícias DDENotícias gerais
Câmara de Guimarães tem estudo elaborado para ampliar Parque Industrial de Ponte
10 Out -
Conselho Consultivo dedicado aos parques industriais reúne na vila de PonteNotícias DDENotícias gerais
Conselho Consultivo dedicado aos parques industriais reúne na vila de Ponte
09 Out