Câmara de Guimarães atribui 11 mil euros em bolsas desportivas para atletas
Marcelo Pereira e Mónica Silva foram eleitos os atletas do ano 2018 na Gala do Desporto que se realizou no Multiusos de Guimarães.
A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu cinco bolsas de Formação Desportiva num valor total de 11 mil euros para os atletas premiados na Gala do Desporto, que se realizou este sábado, 15 de setembro, no Multiusos de Guimarães.
Marcelo Pereira, atleta do Núcleo de Atletismo das Taipas, e Mónica Silva, atleta do Vitória SC (atletismo), foram distinguidos como os Atletas do Ano (Masculino e Feminino, respetivamente) e têm direito a uma Bolsa de 2500 euros.
Luís Alves, atleta de karting, e Margarida Fernandes, atleta do CART (voleibol), foram distinguidos como os Atletas Revelação (Masculino e Feminino, respetivamente) e têm direito a uma Bolsa de 2000 euros.
Paulo Jorge Lemos recebeu o Prémio de Atleta de Desporto Adaptado e tem direito a uma Bolsa de 2000 euros. Paulo Lemos pratica judo (Síndrome de Down) e representa o Vitória Sport Clube/Cercigui. Foi convocado duas vezes para os campeonatos europeus de judo (Sindrome de Down) e ao serviço da seleção nacional já conquistou títulos nacionais e internacionais, incluindo um título europeu e um título mundial.
Nesta Gala do Desporto nota de destaque para dois momentos altos na noite. O ex-capitão do Vitória SC, Moreno, recebeu o Prémio de Carreira e Fernando Roriz recebeu o Prémio Homenagem.
Recorde-se que Moreno terminou a carreira de futebolista no final da época 2017/2018, depois de representar os clubes de Felgueiras, Macedo de Cavaleiros, CC Taipas, Leicester, Nacional e o Vitória SC. Como capitão da equipa da sua terra natal destacou-se pelo exemplo como atleta e como homem. Participou em 351 jogos, marcou 17 golos (seniores) e fez uma internacionalização ao serviço da Seleção B.
Fernando Roriz foi presidente do Vitória Sport Clube (1968) tendo alcançado pela primeira vez o terceiro lugar no Campeonato Nacional, e um dos principais ideólogos do estádio do Vitória SC. Exerceu funções na Federação Portuguesa de Futebol como vice-presidente tendo sido um elemento determinante para a escolha de Guimarães como uma das cidades anfitriãs do Campeonato do Mundo de Juniores em 1990.
A Gala do Desporto de Guimarães foi lançada em 2010 numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e organizada com apoio da Tempo Livre. Reconhecer publicamente o mérito desportivo dos clubes e atletas vimaranenses que se tenham destacado na última época pelos resultados alcançados constitui o principal objetivo da Gala do Desporto. Este momento contribui não só para valorizar e encorajar o mérito dos jovens talentos desportivos locais, mas assinala o compromisso público de apoio ao seu processo de formação desportiva, celebrado através da atribuição de Bolsas de Formação e que procuram, igualmente, incentivar a sua permanência no tecido desportivo local. Desde 2010, ano em que se organizou a primeira Gala do Desporto, já foram distinguidos cerca de 2000 atletas e agentes desportivos nas categorias de Prémio Homenagem, Prémio Carreira, Prémio Atleta do Ano (masculino e feminino), Prémio Jovem Revelação do Ano (masculino e feminino), Desporto Adaptado, Ética no Desporto e Prémio de Mérito Desportivo (campeões individuais e coletivos).
Notícias relacionadas
-
Abertas inscrições para seleção de voluntários/as para o jogo entre Portugal e SuéciaJuventudeJuventude | Destaque | NewsletterNotícias Desporto
Abertas inscrições para seleção de voluntários/as para o jogo entre Portugal ...
12 Mar -
Edição 2024 da Liga Neno celebra o Desporto e o Fair PlayNotícias Desporto
Edição 2024 da Liga Neno celebra o Desporto e o Fair Play
11 Jan