Centro de Formação Francisco de Holanda apresentou 25ª edição da revista ELO
António Sampaio da Nóvoa fez uma dissertação sobre o atual momento da Educação em Portugal na sessão que decorreu esta terça-feira, 3 de julho, em Guimarães.
O Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH) assinalou as “bodas de prata” com o lançamento da 25ª edição da Revista ELO, sob os temas “Memória, Identidade e Desafios”, contemplando vários artigos sobre o estado da Educação em Portugal.
Na sessão de abertura do lançamento da Revista ELO, a vereadora da Educação e vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães apelou à “a memória dos afetos” pelo trabalho desenvolvido pelo CFFH ao longo destes 25 anos, considerando “um centro de referência pelo trabalho que tem feito pelas escolas e a forma como desafia as lógicas”. Por outro lado, mencionou uma “identidade de coesão territorial” como essencial para o futuro da educação e das escolas. Segundo Adelina Pinto, “o desafio que se coloca para o século XXI é o desafio da qualificação” lembrando a todos os presentes que “Portugal ainda está um pouco atrasado em relação aos parceiros europeus”, mas “já ganhou a batalha do abandono escolar”, precisando agora de ganhar a batalha do sucesso escolar. Reforçou ainda a importância de todos na educação das nossas crianças e jovens e a necessidade de união à volta dum projeto educativo territorial.
Esta sessão, que decorreu na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, contou ainda com as presenças do vereador da Educação da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, e também dos professores António Sampaio da Nova e José Carlos Morgado.
O Centro de Formação Francisco de Holanda foi constituído em 21 de janeiro de 1993, considerado uma entidade formadora certificada/acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Assume a missão de contribuir para o desenvolvimento de competências gerais e específicas dos profissionais da educação, sempre em articulação com a implementação de políticas educativas estruturantes e emergentes, decorrentes de processos de reformas curriculares e organizacionais, dos novos desafios tecnológicos, da introdução de modelos de avaliação das pessoas e organização escolar, dos desafios à escola no âmbito da saúde, do ambiente, da cidadania, entre outros.
A 25ª edição da Revista ELO apresenta artigos sobre os novos desafios da Educação, contando com a participação de vários ex-Ministros da Educação em Portugal como Margarida Mano, Nuno Crato, Guilherme d’Oliveira Martins e António Couto dos Santos, entre outros professores catedráticos de Espanha e Portugal. “Esta é uma revista dinâmica, livre e aberta com total liberdade de expressão para os seus autores”, apontou Lucinda Palhares, Diretora do Centro de Formação Francisco de Holanda.
Notícias relacionadas
-
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico para o Ano Letivo 2024/2025
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do ...
23 Ago -
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
04 Jul