Festival Húmus decorre de 7 a 14 de março em Guimarães
O som das palavras é o tema da edição deste ano do Festival Literário de Guimarães. Programa conta com a participação de escritores e músicos reconhecidos a nível nacional.
Pedro Abrunhosa, Kátia Guerreiro, Filipa Melo, Sérgio Godinho, Carlos Tê, Ana Bacalhau e Jimmy P. são alguns dos nomes de referência no programa do Húmus — Festival Literário de Guimarães - que entra na sua 4.ª edição entre os dias 7 e 14 de março. O evento, criado em 2017 para celebrar os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, volta-se, este ano, para o som das palavras, tema comum a todas as sessões que compõem a programação.
“Temos um espaço aberto na promoção da leitura através das mesas de debate, que nos levam a novas palavras e a novas ideias. Levamos a efeito a iniciativa “A Minha Vida dava um Livro” com exemplos de pessoas que nos convidam à leitura, através de livros que marcaram as suas vidas, num programa preparado para adultos mas também para os alunos das nossas escolas”, explicou a Vereadora da Educação e das Bibliotecas, Adelina Pinto, na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.
Adelina Pinto destacou a importância do livro e da promoção da leitura, enaltecendo a forte correspondência dos vimaranenses ao sublinhar que a Biblioteca Municipal Raul Brandão, por exemplo, “é cada vez mais frequentada e nunca se leu tanto como hoje”. Guimarães cria desta forma um espaço de promoção contínua da leitura, com várias iniciativas a interligar o Festival Húmus.
O ex-ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, será o convidado para a iniciativa “Entrevista de Vida” a realizar no sábado, 7 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. De acordo com o programa seguem ainda as intervenções em mesas de debate com Carlos Tê e Sérgio Godinho (12 de março), Kátia Guerreiro e Filipa Melo (13 de março), Fernando Ribeiro (14 de março) e Pedro Abrunhosa com Pedro Marques Lopes (14 de março).
Em curso está ainda uma ação nas escolas num trabalho de desenvolvimento de escrita criativa com os alunos do ensino secundário, orientado pelo rapper Maze. Entre os dias 9 e 13 de março decorrerá a Semana Concelhia da Leitura nas escolas do concelho do 2.º e 3.º Ciclos, com a abordagem de temas da atualidade pelos convidados Carlão, Ana Bacalhau, Jimmy P., João Só, Mathgurl e Paulo Sousa.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO – 7 DE MARÇO
21:30 - Concerto | «100 anos de Amália»
Convidados: Patrícia Costa
Biblioteca Municipal Raul Brandão
QUINTA-FEIRA – 12 DE MARÇO
15h00 | Teatro - Biblioteca Municipal Raul Brandão
«Angelina Brandão vem à cidade»
Grupo de Teatro de Nespereira
19h00 | Mesa de debate – Biblioteca Municipal Raul Brandão
«Escrevo como canto»
Convidados: Carlos Tê e Sérgio Godinho
21h30 | Plataforma das Artes
«A Minha Vida dava um Livro»
Apresentação: Fernando Alvim
Personalidades vimaranenses são convidadas a partilharem experiências e histórias cativantes através de um Livro que marcou a sua vida, ou de algum momento da sua história que dava um bom livro!
CONVIDADOS: Ivo Martins, Tio Óscar, Miguel Bastos, Sónia Ferreira, Francisca Abreu, Ricardo Batista, Florbela Castro, Rodrigo Areias, Iris Soares e Paula Nogueira
SEXTA-FEIRA, 13 DE MARÇO
19h00 | Mesa de debate | «Amália na voz» - Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Kátia Guerreiro e Filipa Melo
SÁBADO – 14 DE MARÇO
16h00 Mesa de debate | «O lado negro da literatura» - Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Fernando Ribeiro
17h00 Mesa de debate | «São letras ou é poesia» Biblioteca Municipal Raul Brandão
Convidados: Pedro Abrunhosa e Pedro Marques Lopes