Guimarães comemora Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com semana de eventos
Uma caminhada inclusiva, um espetáculo solidário, a leitura de um pregão temático e uma largada de pombos fazem parte do programa de comemorações que assinala, em Guimarães, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
“Cidades Inclusivas, Acessibilidade e Capacitação para Todos” é o lema proposto pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência para as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala na próxima quinta-feira, 03 de dezembro, em Guimarães. O programa deste ano apresenta como inovação a leitura de um pregão elaborado pelos membros do Fórum que, em linguagem satírica, vai chamar a atenção dos cidadãos e das instituições para o quotidiano das pessoas com deficiência.
No dia 03 de dezembro, pelas 10 horas, terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor o espetáculo “Diferentes Vozes pela Inclusão”, com apresentações da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, da Cercigui, do CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos Agrupamentos de Escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira.
As comemorações prosseguem no dia 04 de dezembro, pelas 10:30 horas, com a 3ª edição da Marcha Inclusiva que, como já vai sendo habitual, sairá do Paço dos Duques de Bragança e percorrerá o seguinte circuito: Largo Martins Sarmento, Rua Serpa Pinto, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda São Dâmaso, Largo do Toural, Rua de Santo António, Largo dos Laranjais e Largo Cónego José Maria Gomes (Largo da Câmara).
Na chegada ao edifício municipal, os participantes na Marcha serão recebidos pelo Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, sendo de seguida lido o Pregão e efetuada uma largada de pombos. O programa termina no dia 07 de dezembro com a entrada de crianças e jovens das instituições e escolas participantes com os jogadores no jogo de futebol entre o Vitória e o Rio Ave, no Estádio D. Afonso Henriques.
Cuidar do futuro
«Agradeço a todos que trabalham com estas pessoas tão especiais. Os seus familiares mais próximos têm uma preocupação que inquieta-os, pois sabem que, um dia, deixarão de estar cá para os apoiar. Se têm esta inquietude no presente, temos de trabalhar para que tenham confiança para termos instituições cada vez mais capacitadas e com pessoas de afeto que cuidarão bem dos seus filhos», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, acompanhado na sessão pela Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, que realçou a importância de «mobilizar consciências numa sociedade que se pretende inclusiva para integrar os seus cidadãos».
Maria de Jesus Ramos, em representação dos Agrupamentos de Escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira, ressalvou o «papel da comunidade escolar e dos pais na missão de continuar a mudar atitudes e comportamentos», enquanto Rosa Guimarães, em representação dos membros do Fórum Municipal, enalteceu as «oportunidades que têm de ser concedidas a todos».
As comemorações, que se iniciaram a 23 de novembro na EB 2,3 Santos Simões, decorrendo depois na EB 2,3 de Abação, Arqueólogo Mário Cardoso e Fernando Távora, incluíram sessões para os alunos, dinamizadas pelos membros do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, órgão informal de debate que reúne com regularidade no Município e cujo objetivo é apelar para a observação dos direitos das pessoas com deficiência.
Notícias relacionadas
-
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta comemora Dia Internacional dos ArquivosNotícias geraisOutras Notícias
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta comemora Dia Internacional dos Arquivos
04 Jun -
Projeto do Município de Guimarães concorre ao Prémio de Boas Práticas de ParticipaçãoNotícias geraisNotícias Social
Projeto do Município de Guimarães concorre ao Prémio de Boas Práticas de ...
18 Fev