Guimarães participa em projeto europeu EMBRACE


Reunião do projeto EMBRACE (Empowering Migrants to Be Representative Actors in Community Engagement) do qual o programa Guimarães Acolhe participa enquanto parceiro da ComParte - Fundação Maria Rosa decorreu este sábado.
Neste primeiro momento do projeto a participação do “Guimarães Acolhe” centra-se na criação das condições logísticas, bem como na promoção e envolvimento que estimulem os refugiados a participarem ativamente neste projeto, que visa a auscultação sobre a participação cívica nos países de origem e em Portugal.
O programa “Guimarães Acolhe” acompanha dezenas de cidadãos, provenientes de vários países, entre os quais se destacam a Eritreia, Sudão e Síria. Este programa foi considerado “uma força no acolhimento e apoio à integração de refugiados” pelo Conselho Português para os Refugiados. Desde 2016 que Município de Guimarães estabeleceu a cooperação com o Conselho Português para os Refugiados e um conjunto de instituições que integram a Rede Social de Guimarães, desenvolvendo o projeto de Acolhimento de Pessoas com Necessidade de Proteção Internacional.