Guimarães promove discussão alargada a nível nacional sobre “Habitar os Centros Históricos”


O “XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico” decorrerá entre os dias 8 a 10 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
Ao longo de três dias estão previstas 42 comunicações, com a representação de mais de quatro dezenas de Municípios oriundos dos vários pontos do país, incluindo Açores e Madeira, e ainda cinco Universidades, no “XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico”, a decorrer entre os dias 8 a 10 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
“O Município de Guimarães assumiu esta organização com a preocupação de desenvolver um trabalho em rede, a fim de proporcionar uma discussão alargada para debater este tema de como habitar os centros históricos”, salientou o Vereador do Urbanismo da Câmara de Guimarães, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 5 de novembro. Fernando Seara de Sá explicou a estrutura deste Encontro através de uma representação variada, desde a administração central, entidades privadas e ainda Universidades. “Importa saber o que se passa nos Centros Históricos do país e debater os problemas que são comuns”, referiu ainda Seara de Sá.
Em representação da Comissão Organizadora, Ricardo Rodrigues, destacou a apresentação de políticas públicas, ideias e práticas aplicadas, abrangendo o alargado leque de intervenientes. Neste momento as inscrições apenas estão abertas para os estudantes universitários, podendo aderir através do site do Município de Guimarães.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) e contará com a presença de Ana Pinho (Secretária de Estado da Habitação); Maria Joaquina Matos (Presidente da APMCH), José Miguel Correia Noras (Presidente do Conselho de Curadores da APMCH), Alexandra Gesta (Presidente do IHRU), Soraya Genin (Presidente do ICOMOS), Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal), Agostinho Ribeiro (Direção-Regional de Cultura do Norte – DRCN), Helena Roseta (Deputada), entre outros convidados e entidades.
No último dia do evento, sábado, está agendada uma visita ao Centro Histórico de Guimarães e à Casa dos Artistas.
A informação detalhada sobre as comunicações e o programa pode ser consultada em: https://www.cm-guimaraes.pt/p/Habitar_os_Centros_Historicos
Notícias relacionadas
-
Domingos Bragança pretende o maior consenso possível para requalificações previstas na cidadeNotícias geraisOutras Notícias
Domingos Bragança pretende o maior consenso possível para requalificações ...
13 Nov -
Concurso de Fotografia promete dar a conhecer a beleza de PortugalNotícias Cultura
Concurso de Fotografia promete dar a conhecer a beleza de Portugal
10 Jul