III Congresso Histórico Internacional “As Cidades na História” apresentado em Conferência de Imprensa
A 3ª edição do Congresso, que ocorrerá entre 25 e 27 de outubro de 2023, será dedicado ao tema da Economia.
Na passada sexta-feira, 15 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a conferência de imprensa de apresentação do III Congresso Histórico Internacional “As Cidades na História”, que ocorrerá entre 25 e 27 de outubro de 2023 e cujo tema será a Economia.
Adelina Pinto, vereadora da Educação, afirmou que o congresso será uma oportunidade para pensar o pensado e projetar o futuro, sendo objetivo da organização trazer a Guimarães os maiores historiadores ligados à temática. “Releve-se a importância do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e da Casa de Sarmento na organização deste evento que deixará um importante legado para a cidade no âmbito do conhecimento histórico”, disse.
A Presidente do Conselho Científico, Norberta Amorim, agradeceu a continuidade do projeto que, lembrou, foi iniciado em 1979 pelo Eng.ª Duarte Amaral. Norberta Amorim lembrou que em 2012, durante a Capital Europeia da Cultura, o congresso centrou-se no papel das cidades na história e que, desde então se realizou mais uma edição, em 2017. Sob o mote das cidades, esta será a 3º edição, que por motivos relacionados com a pandemia só se realizará em 2023.
Antero Ferreira, Presidente da Casa Sarmento, referiu que nesta 3ª edição pretende-se que o Congresso mantenha a sua identidade de partida, abordando a evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos, desde a Cidade Antiga à Cidade do Presente a caminho do Futuro, com especial incidência nas cidades do mundo mediterrâneo. Antero Ferreira explicou ainda o motivo pelo qual a apresentação da edição de 2023 se faz agora, e que tem a ver com o facto de o processo de “Call for Papers” se iniciar já este ano, no mês de outubro, e de ser necessária uma grande divulgação prévia.
O congresso dividir-se-á em cinco grandes áreas temáticas; a cidade no mundo antigo, na época medieval, moderna, contemporânea e, finalmente a cidade da época atual. Cada uma destas áreas terá uma sessão plenária estruturada em torno de dois conferencistas, um português e outro de fora de Portugal, e um conjunto de sessões paralelas de apresentação de resultados espontâneos sobre as respetivas temáticas. Os trabalhos terminarão com uma mesa redonda sobre a Cidade de Futuro.
Presidente do Congresso:
Maria Norberta Amorim (CITCEM – FLUP Universidade do Porto)
Comissão Científica:
1. Coordenação
Jorge Fernandes Alves (CITCEM – FLUP Universidade do Porto)
Vicente Pérez Moreda (Universidad Complutense de Madrid)
2. Áreas temáticas
CIDADE ANTIGA - Maria Manuel Martins (Universidade do Minho)
CIDADE MEDIEVAL - Maria Helena da Cruz Coelho (Universidade de Coimbra)
CIDADE MODERNA - José Damião Rodrigues (Universidade de Lisboa)
CIDADE CONTEMPORÂNEA - Jorge Fernandes Alves (CITCEM – FLUP | Universidade do Porto)
CIDADE DO PRESENTE - Maria Manuel Lobo Pinto Oliveira (universidade do Minho)
HISTÓRIA LOCAL – Antero Ferreira (Casa de Sarmento – Universidade do Minho | CITCEM-FLUP)
Secretário-Geral do Congresso
Antero Ferreira (Casa de Sarmento – Universidade do Minho | CITCEM-FLUP)
Comissão Organizadora
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Casa de Sarmento - UMinho
Notícias relacionadas
-
3º Congresso Histórico Internacional em Guimarães “As Cidades na História – Economia”Notícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
3º Congresso Histórico Internacional em Guimarães “As Cidades na História ...
09 Out -
Guimarães recebe Congresso Histórico Internacional até sexta-feira, 20 de outubroNotícias CulturaNotícias gerais
Guimarães recebe Congresso Histórico Internacional até sexta-feira, 20 de ...
17 Out